nsc
    an

    Entrevista

    Coronavírus: "O desafio é continuar a ampliação do atendimento à população", diz prefeito de Joinville

    Chefe do Executivo joinvilense fala sobre as ações e lições do enfrentamento à Covid-19 na cidade mais populosa do Estado

    02/08/2020 - 06h00

    Compartilhe

    Everton
    Por Everton Siemann
    udo-prefeito-joinville
    Udo Döhler (MDB), prefeito de Joinville
    (Foto: )

    No momento mais crítico vivido por Santa Catarina no combate ao coronavírus, Udo Döhler (MDB), prefeito de Joinville, respondeu perguntas da reportagem sobre o momento. Ele falou sobre os trabalhos, o papel da população e os desafios impostos pela pandemia.

    Confira:

    Como está o combate à doença hoje?

    Joinville está mantendo medidas de restrição a fim de conter aumento do contágio, principalmente ao público mais vulnerável, que são os idosos, e também evitar mais internações graves. O cenário de inverno é o mais crítico. Por isso os esforços também estão focados na ampliação de mais leitos de UTI, que fizemos no Hospital São José e também em parceria com o Hospital Bethesda e demos apoio ao governo do Estado para ampliar a estrutura do Hospital Regional Hans Dieter Schmidt.

    A população de sua cidade está tendo bom comportamento?

    A população entende que ela é importantíssima para evitar a propagação do vírus ao tomar medidas de proteção. Pedimos que haja uma maior atenção principalmente às pessoas idosas e também que apresentam alguma comorbidade de risco. Mas o compromisso é de todos em usar as medidas protetivas de máscara, higiene pessoas e também estar bem agasalhados neste inverno. Estamos tendo uma boa participação da sociedade.

    Qual é o principal desafio neste momento?

    O desafio é continuar mantendo as ações de ampliação da estrutura pública de atendimento à população e aos pacientes. Tivemos avanços nesta área, mas precisamos de mais investimentos na rede de média e alta complexidade, que são obrigações do governo de Estado.

    Qual é o maior ensinamento que a pandemia lhe deu?

    Que todos – poder público e sociedade em geral – devem estar unidos para vencer essa pandemia. Somente com apoio de todos conseguimos superar essa situação.

    O senhor acredita que a nossa sociedade será melhor depois da pandemia?

    Sempre é um aprendizado. Todos devem tirar suas lições pessoais de toda essa dura experiência e procurar evoluir para se fortalecer sempre diante dos cenários de dificuldades.

    Leia mais

    > Renato Igor: "Lockdown em SC será necessário se a população não ajudar"

    > Estela Mais de 50% dos bares e restaurantes correm risco de fechar em SC

    > Médico com coronavirus está internado há mais de 100 dias em Blumenau

    > SC tem mais de 10 mil pacientes ativos para coronavirus, número mais alto da pandemia

    > Painel do Coronavírus: veja o mapa de evolução da pandemia no Estado

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Política

    Colunistas