nsc
santa

Transtorno

Pane em câmara fria de Blumenau coloca em risco 48 mil doses da vacina contra Covid-19

Amostras foram enviadas ao governo do Estado para descobrir se frascos precisam ser descartados

30/09/2021 - 13h39 - Atualizada em: 01/10/2021 - 08h18

Compartilhe

Bianca
Por Bianca Bertoli
Doses não serão utilizadas enquanto análise não for concluída
Doses não serão utilizadas enquanto análise não for concluída
(Foto: )

Atualização: até as 9h15 desta sexta-feira (1º) publicamos que o número de doses em risco era de 55, conforme a Secretaria de Saúde. A prefeitura corrigiu a quantidade e o texto abaixo está com o dado novo.

Um curto-circuito colocou em risco 48 mil frascos da vacina contra a Covid-19 em Blumenau, no Vale do Itajaí. A rede de frios onde elas estavam armazenadas desligou por conta de queda de energia elétrica, o que mudou a temperatura exigida para manter a qualidade das doses. Uma análise para comprovar se o material realmente estragou está sendo feita pelo governo do Estado. A prefeitura garante que a população não será prejudicada com o ocorrido.

> Acesse para receber as notícias do Santa por WhatsApp

O comunicado foi feito pela prefeitura na manhã desta quinta-feira (30). Conforme divulgado na nota, a queda de energia alterou a temperatura da câmara fria que armazena as vacinas e outros itens da Saúde, como soros. Um componente do gerador da Vigilância Epidemiológica, onde fica o refrigerador, teria falhado e causado o transtorno. 

A sala ficou no escuro, e todos os freezers, refrigeradores e câmara fria ficaram desligados.

Ao perceber o ocorrido, a Saúde cancelou a aplicação das segundas doses marcadas para a manhã desta quinta-feira. As pessoas que deveriam ter ido ao setor 3 da Vila Germânica nesta manhã tiveram os horários reagendados para sábado (2). Os demais períodos não tiveram alterações.

O secretário de Saúde de Blumenau, Winnetou Krambeck, explica que, caso as vacinas realmente tenham de ser descartadas, o município deve dialogar com o Estado para garantir reposição das doses e não prejudicar nenhum morador que esteja esperando pela aplicação. Amostras das vacinas foram enviadas ao Estado para análise e, caso não haja comprometimento dos lotes, eles serão utilizados.

A prefeitura também anunciou ter notificado o Estado para o envio de novos lotes. Enquanto aguarda, a campanha de vacinação ocorre normalmente, com as doses que já estão na Vila Germânica e nos ambulatórios gerais, onde são aplicadas as doses de reforço nos idosos. 

Não houve confirmação de quando a análise do Estado ficará pronta. 

Leia também

Demolição do túnel da Fortaleza vai mudar o trânsito na BR-470 em Blumenau; veja infográfico

Alargamento da praia na Barra Sul em Balneário Camboriú é concluído; veja antes e depois

Menino morto em acidente em Blumenau estava a caminho da escola com o irmão

Votação do orçamento é risco de SC perder mais recursos para estradas

Colunistas