nsc
    dc

    ENTREGA DE CARRO

    Pane mecânica no Arcanjo 2 atrasa distribuição de vacinas AstraZeneca em Chapecó

    Doses que seriam levadas pela aeronave para as regionais de saúde do Oeste e Extremo Oeste estão sendo entregues por via terrestre nesta terça

    26/01/2021 - 10h58 - Atualizada em: 26/01/2021 - 11h37

    Compartilhe

    Maria Eduarda
    Por Maria Eduarda Dalponte
    Vacina precisou ser levada de carro para o Oeste de SC, após pane do Arcanjo 2
    Vacina precisou ser levada de carro para o Oeste de SC, após pane do Arcanjo 2
    (Foto: )

    As doses da vacina AstraZeneca/Oxford, que chegaram em Santa Catarina no último domingo (24), seriam enviadas ao Oeste e Extremo Oeste nesta segunda-feira (25). Porém, a aeronave que faria a distribuição teve problemas mecânicos e a viagem precisou ser cancelada. As ampolas da vacina precisaram ser transportadas de carro nesta terça até a região.

    > Vacinas contra Covid-19 da Fiocruz começam a ser distribuídas aos municípios de SC nesta segunda

    O Arcanjo 2, do Batalhão de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina, apresentou uma pane mecânica nos sensores do equipamento de navegação. Como a aeronave não conseguiu decolar, as vacinas ficaram armazenadas na Rede de Frio do Estado. Por conta disso, nesta terça-feira, às 6h, as doses foram enviadas em três carros com escolta para as regionais de Joaçaba, Videira, Concórdia, Chapecó, Xanxerê e São Miguel do Oeste.

    Até o final da tarde desta terça, todas as regionais deverão receber as doses complementares da 1ª etapa da vacinação dos trabalhadores de saúde que atuam na linha de frente ao enfrentamento da Covid-19.

    > Santa Catarina amplia vacinação contra a Covid-19 para mais profissionais de saúde

    > Astrazeneca e CoronaVac: as diferenças entre as vacinas da Covid-19 em SC

    A prefeitura de Chapecó informou que o atraso não atrapalha a logística de vacinação do município, já que 1.157 pessoas foram vacinadas até o momento e a cidade possui 3.367 vacinas da CoronaVac a sua disposição. 

    A quantidade de doses da AstraZeneca a ser enviada para os municípios está sendo definida nesta terça, em webconferência da Diretoria de Vigilância Epidemiológica com as 17 regionais de saúde para orientar sobre os procedimentos de distribuição das doses e insumos para as demais cidades.

    Doses de AstraZeneca

    As 47,5 mil vacinas da Astrazeneca/Oxford enviadas a Santa Catarina serão todas usadas para aplicação da primeira dose. A estratégia é diferente da Coronavac, em que o Estado decidiu reservar metade dos imunizantes para aplicar a segunda dose no mesmo grupo de pessoas. Isso ocorre porque o reforço da vacina da Astrazeneca deve ocorrer 12 semanas após a primeira aplicação. No caso da Coronavac, esse prazo é de apenas duas semanas.

    *Com supervisão de Raquel Vieira

    Leia também

    Moradores fazem limpeza das casas na Lagoa da Conceição

    Vídeo: cratera se abre e interdita trecho da BR-280 em Mafra

    Visita virtual a pacientes com coronavírus agora é lei em SC

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Cotidiano

    Colunistas