Um incêndio de grandes proporções foi registrado na tarde desta quinta-feira (20) no Pavilhão dos Países, uma das áreas da Zona Azul da COP30, em Belém. Segundo o ministro do Turismo, Celso Sabino, informações preliminares apontavam que o fogo teria iniciado com um celular que estava carregando no local, contudo, apurações feitas pela Globonews indicam que as chamas podem ter começado com um um aparelho de micro-ondas.

Continua depois da publicidade

O incêndio começou por volta das 14h desta quinta-feira, no penúltimo dia da COP30. Todas as pessoas que estavam na Zona Azul receberam ordem de segurança para deixar o espaço. Por volta das 17h, as negociações do evento ainda estavam paralisadas. A estimativa era de que o espaço não seria reaberto antes das 20h desta quinta-feira.

No total, três pessoas foram hospitalizadas por inalar fumaça do incêndio, mas o quadro de saúde deles não é considerado grave.

A Zona Azul, também conhecida como Blue Zone, é o principal espaço da Conferência do Clima, onde estão as salas onde se reúnem os negociadores e ministros. O espaço também é onde os países montam seus estandes para divulgar projetos e iniciativas.

O ministro do Turismo, Celso Sabino, disse que o episódio “poderia ter sido em qualquer lugar do planeta”. Segundo ele, a estrutura da conferência foi erguida com material antichamas. A energia elétrica foi cortada em uma parte da estrutura da COP.

Continua depois da publicidade

— Recebi imagens do local do princípio do fogo com um carregador e um celular em uma régua de carregamento […] Quem conteve o fogo foram as equipes de bombeiro civil que estão trabalhando no evento, muito treinadas e com muitos extintores — disse.

Veja fotos do incêndio

Incêndio é inédito na conferência climática

Segundo o coordenador do Observatório do Clima, Claudio Angelo, o incêndio é algo inédito na COP. As instalações atingidas estão sob a autoridade do Brasil, e não são mais consideradas um território da Organização das Nações Unidas (ONU), comunicou a Convenção das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCCC).

— Nunca houve, em 30 anos de Convenção do Clima, uma Zona Azul pegando fogo. A relação da ONU com a Casa Civil não poderia ficar pior do que já está — disse Angelo.

Continua depois da publicidade

Imprensa internacional repercute assunto

O assunto ganhou destaque internacional e repercutiu em portais de imprensa fora do Brasil. A BBC destacou as “chamas e fumaças” vistos por jornalistas que estavam no local e informou que dezenas de pessoas estavam sentadas no chão ou em cadeiras de plásticos “ao ar livre sob fortes temperaturas e umidade” no momento da ocorrência.

O jornal britânico The Guardian mostrou vídeos do incêndio e relatou que os alarmes interromperam as discussões da parte da tarde, fazendo com que os participantes fossem obrigados a deixar o local. “A fumaça que saía das estruturas temporárias podia ser vista pelas multidões que evacuaram o local”.

O francês Le Figaro destacou o pânico após a informação do incêndio. Já o El País informou que o fogo começou em uma área próxima a escritórios espanhóis.

Veja o vídeo

*Com informações do g1, do O Globo e da Globonews.