O arcebispo de Manaus, Dom Leonardo Ulrich Steiner, foi nomeado pelo Papa Francisco como novo cardeal da Igreja Católica. Ele é natural de Forquilhinha, no Sul de Santa Catarina, onde nasceu em 6 de novembro de 1950. 

Continua depois da publicidade

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

Dom Leonardo é agora o quinto nomeado nascido em Santa Catarina e também o primeiro cardeal da Amazônia brasileira. Ele tomou posse como arcebispo da capital amazonense em janeiro de 2020.

O novo cardeal fez a profissão religiosa na Ordem dos Frades Menores em 1976 e foi ordenado sacerdote em 1978 por Dom Paulo Evaristo Arns, também nascido em Forquilhinha e de quem é primo. 

Dom Leonardo foi, ainda, ordenado bispo por Arns em 2005, quando atuava em Blumenau.

Continua depois da publicidade

Além de ser bacharel em filosofia e pedagogia pela Faculdade Salesiana de Lorena, ele obteve a licenciatura e o doutorado em filosofia na Pontifícia Universidade Antonianum de Roma. Também já foi secretário-geral da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em duas ocasiões.

No mesmo dia da nomeação de Dom Leonardo, neste domingo (29), o Papa Francisco também tornou cardeal um outro brasileiro, o arcebispo de Brasília, Dom Paulo Cezar Costa.

O que faz um cardeal

Os cardeais assessoram diretamente o Papa para questões de organização e da economia da Santa Sé. Entre eles, os que têm menos de 80 anos são considerados cardeais eleitores e participam da escolha de um novo papa sempre que necessário.

Quem são os cardeais catarinenses

  • Jaime Barros Câmara (1894-1971)

Nascido em São José (SC), foi arcebispo do Rio de Janeiro. Foi nomeado por Pio XII em fevereiro de 1946. Participou dos conclaves de 1958 e 1963.

Continua depois da publicidade

  • Paulo Evaristo Arns (1921-2016)

Nascido em Forquilhinha (SC), foi arcebispo de São Paulo. Foi nomeado por Paulo VI em março de 1973. Participou dos conclaves de agosto e outubro de 1978.

  • Eusébio Scheidt (1932-2021)

Nascido em Luzerna (SC), foi arcebispo do Rio de Janeiro. Foi nomeado por João Paulo II em outubro de 2003. Participou do conclave de 2005.

  • João Braz de Aviz (1947-)

Nascido em Mafra (SC), é prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica. Foi nomeado pelo Papa Bento XVI em 2012. Participou do conclave de 2013, que escolheu o Papa Francisco.

Leia mais

Alunos de Blumenau escrevem cartas ao Papa e se surpreendem com resposta

Lula publica bênção de bispo de SC em casamento: “Amai-vos e não armai-vos”

VÍDEO: furto de estátua de igreja em Araranguá é flagrado por câmera de segurança

Destaques do NSC Total