O Papa Francisco pediu ajuda ao assessor com o discurso pela segunda vez, durante a audiência semanal no Vaticano, nesta quarta-feira (12). No último domingo (9), o pontífice teve a mesma dificuldade, que vem após um diagnóstico de bronquite. As informações são do g1.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

— Deixe-me pedir ao padre que continue lendo porque ainda não posso com minha bronquite. Espero que, da próxima vez, eu possa — disse ele pouco tempo depois de começar a falar.

Aos 88 anos, o papa voltou a falar somente no final da audiência, e ainda estava ofegante. Ele saudou os peregrinos e pediu, novamente, que rezem pela paz no mundo.

Assista:

Continua depois da publicidade

Na missa de domingo, o pontífice pediu ajuda para terminar de ler a homilia por conta de “dificuldades respiratórias”.

No início do mês, o Vaticano já havia anunciado que Francisco celebraria as audiências dos dias 6 e 7 de fevereiro de casa, para se recuperar da bronquite.

Papa Francisco, que está no cargo desde 2013, já enfrentou diversos problemas de saúde nos últimos anos, que inclui dores nos joelhos e quadris, inflamação do cólon e uma operação de hérnia.

Em 2023, Francisco, que teve uma parte de um dos pulmões removida na juventude, ficou hospitalizado durante três dias devido a uma bronquite, tratada com antibióticos.

Continua depois da publicidade

*Sob supervisão de Andréa da Luz

Leia também

Onda de calor acende alerta para cuidados especiais com animais de estimação

Escolas de samba perdem fantasias em incêndio em galpão no RJ; 21 pessoas ficaram feridas