O governo do Paraná informou neste sábado (8) que fará uma força-tarefa para reconstruir as casas atingidas pelo tornado neste fim de semana. O anúncio ocorreu no município de Rio Bonito do Iguaçu, localizado a cerca de 400 quilômetros de Curitiba e onde moram cerca de 14 mil pessoas. Os primeiros levantamentos apontam que 90% da cidade foi atingida e cinco pessoas morreram.
Continua depois da publicidade
Carlos Massa Ratinho Junior, governador do Paraná, decretou estado de calamidade pública no município e uma parceria com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) para avaliação das residências. Isso deve permitir identificar mais rapidamente as casas que podem ser reformadas e as que precisam ser reconstruídas, bem como dá agilidade à contratação de empresas para os serviços.
O dinheiro para execução das obras deve vir do governo federal, do Fundo Estadual de Calamidade Pública e também de convênios emergenciais firmados pelo estado do Paraná.
Além das casas, escolas foram destruídas na passagem do tornado por Rio Bonito do Iguaçu. O prefeito da cidade, Sezar Augusto Bovino, disse que os três maiores mercados do município também estão fortemente castigados, o que compromete o abastecimento da comunidade. Alojamentos provisórios serão abertos para receber quem não tem para onde ir.
— Organizamos para o Centro de Convivência do Idoso dar atendimento alimentar e o Ginásio do Campo do Bugre vai ser referência da equipe de assistência social para triagem das famílias. Temos equipes vindas de Francisco Beltrão e de Cascavel da Cohapar para auxiliar a entender o tamanho dos estragos e planejar a reconstrução — disse Ratinho Junior.
Continua depois da publicidade
Enquanto os prejuízos são calculados, prefeitos da região começaram uma mobilização para enviar maquinários que vão ajudar na limpeza de Rio Bonito do Iguaçu. O governo do Estado também está com caminhões, caçambas e retroescavadeiras atuando para fazer a remoção dos entulhos espalhados por todas as partes, como mostram as fotos abaixo.










