As obras de pavimentação da SC-370, na Serra do Corvo Branco, atingiram cerca de 40% de execução e entraram em uma fase decisiva. De acordo com a Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade (SIE), as equipes devem iniciar a aplicação do asfalto nos próximos dias, caso as condições climáticas sejam favoráveis.
Continua depois da publicidade
Os trabalhos estão divididos em duas frentes: de Grão Pará até o pé da serra e de Urubici até o trecho conhecido como “corte”. O investimento do Governo de Santa Catarina é de R$ 42,5 milhões, contemplando tanto a pavimentação quanto as intervenções necessárias para adequar o traçado e garantir a segurança da via.
No segmento entre Rio Rufino e Urubici, os serviços já avançam em seis quilômetros de extensão. A expectativa da SIE é concluir a pavimentação ainda neste mês, deixando a finalização da sinalização para setembro.
Obra é complexa
Segundo o engenheiro Ricardo Costa, coordenador da SIE no Planalto, a complexidade da obra está ligada às características do relevo e do solo, além de adequações de projeto.
— A obra está ganhando mais volume e, apesar da complexidade do trabalho em função do relevo, solo, adequações de projeto, desapropriações, licenças ambientais, bota fora, e ajustes no traçado, estamos avançando nas duas frentes de serviço — explica o engenheiro.
Continua depois da publicidade
Veja fotos da obra
Entre os serviços já concluídos ou em andamento estão a contenção de encostas com solo grampeado, a instalação de barreiras de proteção de concreto, o desmonte de rochas e a construção de estruturas de drenagem para escoar a água da chuva.
Além disso, o traçado da pista está sendo regularizado e outros pontos da serra recebem reforços de segurança com novas perfurações e telas de alta resistência.
A pavimentação da Serra do Corvo Branco é considerada estratégica tanto para a mobilidade regional quanto para o turismo, já que o local é um dos cartões-postais mais visitados da Serra Catarinense.
Continua depois da publicidade
Leia também
Curvas desafiadoras e paredões imponentes: Serra de SC é a queridinha dos aventureiros
Projeto social ensina defesa pessoal e fortalece mulheres contra violência em Lages
                            
                            



