A 35ª Festa Nacional do Pinhão, que acontece de 6 a 22 de junho em Lages, será marcada por um feito inédito. Pela primeira vez em sua história, o jingle oficial do evento é interpretado por uma mulher. A voz que dá vida à canção é da atual rainha da festa, a empresária e cantora Amanda Bianchini.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Com versos tradicionais criados pelo comunicador Chico de Assis: “Do pinheiro nasceu a pinha, da pinha nasceu o pinhão. Do pinhão nasceu a Festa, a Festa da tradição”, o jingle ganha uma nova versão ao ser entoado por uma representante feminina.

— Foi uma linda surpresa receber o convite para ser, pela primeira vez na história, uma representação feminina no jingle da Festa, enobrecendo o posicionamento e o protagonismo que a mulher pode e deve ter na nossa região, principalmente na nossa cultura e tradição, em que é muito difícil de se instaurar algo neste sentido, por ser um ambiente amplamente masculino — destaca Amanda.

A rainha vê na oportunidade a concretização de um propósito:

Continua depois da publicidade

— Uma voz feminina no jingle abre espaço para que as mulheres que gostam da cultura e do tradicionalismo sejam vistas. Estou muito feliz com isto, por ter aceitado o convite com muita alegria para representar, o que eu vim fazer. Vivo isto de verdade, eu vivo a cultura e o tradicionalismo, eu sei do que eu estou falando, eu sei das minhas vivências, então acredito que a população não se sentirá desrespeitada.

Ouça o novo jingle da Festa do Pinhão

Após AVC e reviravoltas, como Amanda Bianchini se tornou rainha da Festa do Pinhão 2025

A história de Amanda Bianchini vai muito além da faixa e da coroa. Lageana de 26 anos, ela cresceu imersa no tradicionalismo, entre a lida de campo, cavalos e CTGs. Apesar de nunca ter sonhado em ser rainha na infância, descobriu que o título poderia ser uma poderosa ferramenta de representatividade para a cultura da Serra Catarinense.

Veja fotos da rainha da Festa do Pinhão

Após uma primeira tentativa em 2018, e um AVC hemorrágico em 2022 que a afastou da disputa, Amanda viveu uma intensa jornada de recuperação. Contra todos os prognósticos, voltou a andar em menos de 20 dias e retomou sua vida com fé e resiliência.

Continua depois da publicidade

Em 2025, quando já havia desistido da ideia de concorrer novamente, viu uma nova chance surgir com a ampliação da idade permitida no edital. Inscreveu-se nos últimos minutos e, com preparação intensa, venceu.

Leia também

Festa do Pinhão de Lages anuncia show da banda Corpo e Alma e libera ingressos digitais

Dazaranha e Ondastral são confirmadas na terceira noite da Festa do Pinhão de Lages