Uma pequena cidade no interior de Santa Catarina abriga o maior labirinto do Sul do Brasil. A novidade é fruto de uma parceria entre a prefeitura de Guabiruba, no Vale do Itajaí, com a cidade alemã Karlsdorf-Neuthard. A inauguração ocorreu no último sábado (1º).

Continua depois da publicidade

O labirinto tem 51,40 metros de diâmetro, com árvores que chegam a 1,70 metros de altura. Ao percorrer o trajeto, com quase dois quilômetros, vai encontrar 11 pontos informativos com curiosidades sobre Guabiruba, traduzidas em português, inglês e alemão, para imersão cultural.

São cerca de 6,5 mil árvores da espécie Podocarpus formando o labirinto. Mil delas foram adquiridas em parceria com a cidade germânica, coirmã de Guabiruba. O labirinto representa a amizade entre as duas comunidades e deixa um legado para as futuras gerações.

Veja fotos do labirinto em Guabiruba

Para percorrer todo o labirinto é necessário dar 11 voltas. Ao centro há uma estátua do Pelznickel, personagem símbolo das tradições natalinas guabirubenses. A escultura também presta uma homenagem especial a Ryan Hodecker, que morreu no começo do ano e se fantasiava do personagem.

Continua depois da publicidade

O labirinto está dentro do Parque Municipal Vereador Érico Vicentini, localizado na Rua Orlandina Romani Vicentini, no bairro Guabiruba Sul. A visitação pode ser feita diariamente, sem pagar nada.

O parque fica em um terreno gigante, que já é utilizado pela prefeitura para eventos e deve se tornar um complexo multifuncional voltado ao lazer, cultura, esporte e turismo. A ideia do município é construir ali um ginásio municipal, quadras de diversos esportes, espaço de camping e até restaurante.

No parque está situada a primeira usina hidrelétrica do Vale do Itajaí, inaugurada pelo empreendedor João Bauer em 1913. O local tem cachoeiras e trilhas que encantam o público.