nsc
santa

Ho, ho, ho

Percentual de turistas no Natal de Blumenau cresce e prefeitura vê movimento com otimismo

24/02/2022 - 16h37

Compartilhe

Bianca
Por Bianca Bertoli
Praça da Neve é uma das atrações preferidas do público na Natal de Blumenau
Praça da Neve é uma das atrações preferidas do público na Natal de Blumenau
(Foto: )

Uma pesquisa feita com os visitantes do Natal de Blumenau em 2021 revelou um salto na quantidade de turistas presentes na Vila Germânica. Dos 394 entrevistados, 63,96% eram de outras cidades. No Natal anterior à pandemia do coronavírus, em 2019, o percentual era de 20%. Para a Secretaria de Turismo e Lazer, o aumento é visto com muito otimismo na consolidação do evento.

> Receba notícias de Blumenau e do Vale pelo WhatsApp

As entrevistas com os visitantes foram feitas entre 14 de novembro e 14 de dezembro, em dias de maior fluxo, pela empresa AskNew, a pedido da organização. As perguntas abertas e fechadas trouxeram resultados surpreendentes, avalia o secretário de Turismo, Marcelo Greuel:

 — Nós percebemos que havia muitos turistas, mas não nessa proporção. Foi surpreendente. Estamos criando um Natal muito forte, que vai se tornar do tamanho da Oktoberfest. Esses números trazem muito otimismo — diz Greuel. 

Outro dado que também chamou atenção foi o da quantidade de pessoas que estiveram pela primeira vez no Natal de Blumenau, representando 56,6% dos entrevistados. Destes, 82% eram turistas e 18% moradores do município. O levantamento mostrou ainda que 9,53 foi a nota média, em uma escala de 0 a 10, de entrevistados que indicariam o evento para um familiar ou amigo. 

O número alto de turistas pode ser algo pontual, já que houve uma demanda represada por conta das restrições durante a pandemia. Greuel acredita que apenas o Natal deste ano será capaz de tirar essa dúvida. A Páscoa, que promete ser até maior que o Natal em questão de atrativos e estrutura, deve ser um termômetro. 

Mesmo sem essa certeza do que motivou tantos turistas a estarem na cidade, o evento natalino já vem ganhando espaço no roteiro daqueles que gostam de viajar no fim do ano. A taxa de ocupação na rede hoteleira blumenauense foi de mais de 90% na virada para 2022, afirma o secretário.  

Natal em Blumenau na Vila Germânica, em 2021
Natal em Blumenau na Vila Germânica, em 2021
(Foto: )

Sem considerar os moradores de Blumenau e da microrregião, o estado de origem dos turistas no Natal em Blumenau predominantemente é de Santa Catarina, com 47,8%. Na sequência estão São Paulo, com 16,48%, e Rio de Janeiro, com 9,34%. Quando questionados sobre qual atração preferida, a resposta foi a Casa do Papai Noel, com 31%, seguida da patinação do gelo, com 20,3%, e da Praça da Neve, com 9,6% das citações. 

 Greuel não revela quais atrações serão mantidas no Natal deste ano, mas promete um evento ainda maior, cheio de surpresas. 

 — Em breve vamos divulgar novidades surpreendentes do Natal 2022, que vai começar dia 11 de novembro. Uma que posso adiantar é que todos os pavilhões da Vila serão usados, além da parte externa — antecipa o secretário. 

Para os que reclamaram da falta de mais atrativos na cidade (19% dos entrevistados), as inaugurações prometidas para este ano, como a do Museu da Cerveja, city tour e novas praças devem tornar a vinda para o Natal ainda mais interessante.  

Outras descobertas

A pesquisa revelou que 36,29% do público que veio a Blumenau diz visitar também o Natal em outras cidades, sendo que dos que responderam quais cidades, Gramado, com 39%, Florianópolis e Curitiba, com 12%, são os demais destinos dos visitantes.  

Dos entrevistados, 62,9% vieram com a família, 27,2% em casal, 10,2% com amigos, 5,1% sozinhos e 0,5% com colegas de trabalho ou escola.

Leia também

Obra de reurbanização da Margem Esquerda em Blumenau começa em 2023, diz prefeito

Blumenau tem planos para tradicional imóvel enxaimel em frente ao Sesi​​

Nova praça terá primeiro bar de cervejaria argentina em Blumenau

Colunistas