nsc
    dc

    PERFIL DAS VÍTIMAS

    A cada duas mulheres mortas por coronavírus, três homens perdem a vida pela doença em SC

    Homens representam 61% das vítimas mortas por coronavírus em SC e e as mulheres 39%

    27/08/2020 - 05h43

    Compartilhe

    Clarissa
    Por Clarissa Battistella
    Cristian Edel
    Por Cristian Edel Weiss
    Homens representam 61% das mortes por coronavírus em SC
    Homens representam 61% das mortes por coronavírus em SC
    (Foto: )

    A cada duas mulheres mortas por coronavírus em Santa Catarina, ao menos três homens perdem a vida por complicações da doença no Estado. Significa que, dos 2.142 óbitos por consequência do vírus no Estado até essa quatra-feira (26), 1.301 vítimas eram homens e 841, mulheres.

    > Caso de paciente contaminada duas vezes pelo coronavírus em SC é investigado

    > Painel do coronavírus: confira dados atualizados da doença em SC

    Somente no mês de agosto, 544 homens morreram por causa do novo coronavírus. No mesmo tempo, 337 mulheres perderam a vida pelo mesmo motivo no Estado. Por outro lado, o número de mulheres infectadas é maior: 72,3 mil pessoas do gênero feminino contraíram a doença em Santa Catarina desde o início da pandemia, enquanto o número de homens contaminados é de 65,1 mil.

    O levantamento da NSC é baseado em dados oficiais divulgados diariamente pelo governo do Estado, via Secretaria de Estado de Saúde. Os números são os mesmos encaminhados diariamente ao Ministério da Saúde.

    Assim, a taxa de letalidade – percentual de mortes entre os casos confirmados com a doença – entre os homens é quase o dobro das mulheres. Enquanto o índice de óbitos entre mulheres infectadas é de 1,16%, o de homens chega a 2%, maior do que a média estadual, que é de 1,56%.

    Segundo cientistas do Centro de Estudo de Genoma Humano da Universidade de São Paulo afirmam que as mulheres são mais resistentes ao coronavírus e, quando infectadas, apresentam menos sintomas no que os homens. 

    > Maioria dos pacientes contaminados por coronavírus em Santa Catarina tem entre 30 e 39 anos

    A pesquisa analisou um grupo de pacientes e descobriu que, entre os assintomáticos, 70% eram mulheres e 30% homens. A informação foi divulgada pela GloboNews em 1º de agosto. 

    Veja no mapa a evolução do coronavírus em SC

    Colunistas