nsc
dc

Dúvidas

Perguntas e respostas sobre o coronavírus: o que é, sintomas e onde buscar atendimento

Segundo os órgãos de saúde, a melhor forma de frear o avanço do coronavírus é a prevenção

18/03/2020 - 14h39 - Atualizada em: 19/03/2020 - 10h00

Compartilhe

Lariane
Por Lariane Cagnini
corona
Doença ainda não tem cura
(Foto: )

A pandemia de coronavírus tem mudado a rotina da população, e com isso surgem diversas dúvidas sobre a doença. O vírus COVID-19 começou a circular em dezembro do ano passado em Wuhan, na China Central, e em seguida se espalhou pelo mundo.

> ​Em site especial, saiba tudo sobre o coronavírus

Segundo os órgãos de saúde, a melhor forma de frear o avanço do coronavírus é a prevenção. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) solicita que idosos e pessoas com doenças crônicas evitem ir a eventos fechados e a locais com aglomeração. Para a população em geral, a dica principal é higienizar as mãos frequentemente, seja com água e sabão ou álcool gel.

Confira abaixo as principais perguntas e respostas sobre o assunto:

O que é coronavírus (COVID-19)?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (SARS-CoV-2) foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Provoca a doença chamada de novo coronavírus (COVID-19). Confira sintomas do coronavírus e como prevenir.

Como é feito o diagnóstico do coronavírus?

O diagnóstico do novo coronavírus é feito com a coleta de materiais respiratórios (aspiração de vias aéreas ou indução de escarro). É necessária a coleta de duas amostras na suspeita do coronavírus. Confira sintomas do coronavírus e como prevenir.

Onde buscar atendimento ao ter sintomas da doença?

Municípios como Florianópolis, Biguaçu, São José, Joinville, Itajaí e Criciúma tem números de telefone para atendimento exclusivo, além de reforçar os endereços das unidades de saúde. O número geral, que funciona em toda país, é Disque Saúde no 136. Confira as orientações dos municípios e onde buscar atendimento.

Como é feito o tratamento do coronavírus?

Não existe tratamento específico para infecções causadas por coronavírus humano. No caso do novo coronavírus é indicado repouso e consumo de bastante água, além de algumas medidas adotadas para aliviar os sintomas, conforme cada caso. Confira sintomas do coronavírus e como prevenir.

Como o coronavírus é transmitido?

As investigações sobre as formas de transmissão do novo coronavírus ainda estão em andamento, mas a disseminação de pessoa para pessoa, ou seja, a contaminação por gotículas respiratórias ou contato, está ocorrendo. Qualquer pessoa que tenha contato próximo (cerca de 1m) com alguém com sintomas respiratórios está em risco de ser exposta à infecção. Confira sintomas do coronavírus e como prevenir.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus. Além de hábitos de higiene, evitar aglomerações e ficar em casa o máximo possível são algumas das medidas. Confira sintomas do coronavírus e como prevenir.

Quais os principais sintomas?

Os sinais e sintomas do coronavírus são principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado. Podem, também, causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias. Os principais são sintomas conhecidos até o momento são febre, tosse e dificuldade para respirar. Confira sintomas do coronavírus e como prevenir.

Qual a diferença entre coronavírus, resfriado e gripe?

Para esclarecer as diferenças, o Ministério da Saúde elaborou materiais de divulgação explicando cada uma das síndromes e como os sintomas se manifestam. No caso da febre, por exemplo, a ocorrência dela é comum em casos de Covid-19 e de gripe, mas rara em resfriados. Entenda as diferenças entre coronavírus, resfriado e gripe.

Quais as dicas para se prevenir do coronavírus no dia a dia?

Como prevenção, no dia a dia os cuidados contra o coronavírus são parecidos aos de qualquer outra doença respiratória. Confira dicas para se prevenir.

As grávidas são um grupo de risco do coronavírus? O que fazer?

Na epidemia H1N1 as grávidas eram um dos principais grupos de risco, levando até a morte. Não está claro ainda o risco do coronavírus em gestantes. O vírus é recente e os estudos ainda não apresentam uma conclusão para esses casos. Confira dúvidas dos leitores sobre o coronavírus.

O que é uma pandemia?

De acordo com a OMS, uma pandemia é a disseminação mundial de uma nova doença. O termo é utilizado quando uma epidemia – grande surto que afeta uma região – se espalha por diferentes continentes com transmissão sustentada de pessoa para pessoa. Leia mais mentiras e verdades sobre o COVID-19.

Qual a letalidade do coronavírus?

A Covid-19 é considerada uma doença de baixa letalidade, com índice abaixo de 3%. Segundo especialistas, cerca de 90% das pessoas que contraírem a doença terão apenas sintomas leves e não vão precisar de internação. Leia mais mentiras e verdades sobre o COVID-19.

Todas as pessoas devem usar máscaras?

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde de SC, a máscara é indicada apenas para quem está com sintomas de síndromes gripais, para que evitem a contaminação de outras pessoas perto. Leia mais mentiras e verdades sobre o COVID-19.

Veja o que pode ou não funcionar em SC com o decreto de emergência:

Arte / NSC Total
Arte / NSC Total
(Foto: )

Colunistas