nsc
    dc

    FAKE NEWS

    Coronavírus: mentiras e verdades sobre o Covid-19

    Doença passou a ser considerada uma pandemia por causa da transmissão nos cinco continentes

    12/03/2020 - 15h23 - Atualizada em: 12/03/2020 - 17h48

    Compartilhe

    Redação
    Por Redação DC
    Coronavírus
    (Foto: )

    A pandemia do novo coronavírus no mundo motivou uma série de boatos e informações falsas que rodam pelas redes sociais e atrapalham no combate à doença Covid-19. Com o vírus se espalhando rapidamente pelo mundo, os principais órgãos de saúde destacam a importância da população seguir as informações oficiais e confirmadas por órgãos confiáveis.

    O próprio Ministério da Saúde faz uma série de verificações sobre informações compartilhadas sobre o coronavírus, que podem ser enviadas por qualquer pessoa em dúvida sobre o conteúdo recebido.

    Em site especial, saiba tudo sobre coronavírus

    Vinagre é mais eficiente que álcool gel?

    Notícia falsa. Ao contrário do que traz a gravação de um "químico autodidata" que viralizou nas redes sociais, o vinagre tem propriedades apenas desinfetantes, enquanto o álcool 70%, seja em gel ou líquido, tem capacidade para desestabilizar os vírus e as bactérias, informou a médica infectologista do Hospital Universitário da UFSC, Ivete Masukawa.

    Álcool gel afeta o teste do bafômetro?

    Um vídeo com o possível impacto do uso do álcool em gel no resultado do teste do bafômetro repercutiu no Brasil. O Ministério da Saúde se manifestou e afirmou que o vídeo está errado. O órgão confirmou que os órgãos de fiscalização de trânsito não utilizam bafômetros descartáveis para a aplicação de penalidade. O teste usado no vídeo capta o álcool do ambiente e não é o usado em fiscalizações. Um outro equipamento faz o mesmo serviço e é utilizado para a triagem dos motoristas nas abordagens. Mesmo assim, somente o bafômetro é que define se a pessoa está ou não alcoolizada.

    Número de casos em SC

    A informação confirmada pela Secretaria de Estado da Saúde de SC nesta quinta-feira (12) é de que o Estado tem dois casos confirmados do novo coronavírus, ambos em Florianópolis. Comunicados que avisam sobre um número maior são falsos, como um que listava mais de 50 pacientes no Norte de SC.

    Previsão de casos no Brasil

    Um áudio do médico Fábio Jatene, professor titular de cirurgia torácica do Instituto do Coração (Incor), viralizou no Brasil ao dizer que São Paulo deve registrar até 45 mil casos da doença. O áudio é verdadeiro e foi enviado por Jatene, mas o infectologista David Uip, coordenador do Centro de Contingenciamento do Novo Coronavírus em São Paulo, destacou que o cenário é "o pior possível" e foi "a interpretação de um cirurgião".

    O que é uma pandemia?

    De acordo com a OMS, uma pandemia é a disseminação mundial de uma nova doença. O termo é utilizado quando uma epidemia – grande surto que afeta uma região – se espalha por diferentes continentes com transmissão sustentada de pessoa para pessoa.

    Atualmente, há mais de 115 países com casos declarados da infecção. A questão da gravidade da doença não entra na definição da OMS de pandemia que leva em consideração apenas a disseminação geográfica rápida que o vírus tem apresentado.

    Qual a letalidade do coronavírus?

    A Covid-19 é considerada uma doença de baixa letalidade, com índice abaixo de 3%. Segundo especialistas, cerca de 90% das pessoas que contraírem a doença terão apenas sintomas leves e não vão precisar de internação. Segundo o médico infectologista do Hospital Nereu Ramos, em Florianópolis, Antonio Miranda, o novo coronavírus "é um vírus frágil, de baixíssima letalidade e não há porquê de as pessoas terem tanto receio, tanto pânico".

    Todas as pessoas devem usar máscaras?

    A busca por máscaras nas farmácias teve um salto em todos os países, inclusive com preços abusivos sendo praticados em vários locais. No entanto, ela não é uma forma de prevenção para quem não está doente.

    Segundo a Secretaria de Estado da Saúde de SC, a máscara é indicada apenas para quem está com sintomas de síndromes gripais, para que evitem a contaminação de outras pessoas perto. As máscaras duram apenas um tempo limitado e não servem como prevenção para quem não está doente.

    Os sintomas que demandam atenção são febre, tosse, dor de garganta, coriza, dor de cabeça, falta de ar, fraqueza e dor no corpo.

    Qual a melhor forma de lavar as mãos?

    Coronavirus
    (Foto: )

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Saúde

    Colunistas