nsc
    dc

    Eleições 2020

    Pesquisa Ibope: veja as intenções de voto em São Paulo, Recife e Rio de Janeiro

    Bruno Covas (PSDB), Marília Arraes (PT) e Eduardo Paes (DEM) aparecem na frente da disputa nas três capitais, segundo o levantamento

    19/11/2020 - 16h07 - Atualizada em: 19/11/2020 - 16h16

    Compartilhe

    Por Rafaela Cardoso
    Bruno Covas (PSDB), Marília Arraes (PT) e Eduardo Paes (DEM)
    Bruno Covas (PSDB), Marília Arraes (PT) e Eduardo Paes (DEM)
    (Foto: )

    Pesquisa Ibope divulgada na quarta-feira (18), a primeira do segundo turno, mostra as intenções de voto nas prefeituras de São Paulo, Recife e Rio de Janeiro para as eleições municipais 2020. Bruno Covas, Marília Arraes e Eduardo Paes aparecem na frente da disputa nas três capitais.

    > Saiba como receber notícias do NSC Total no WhatsApp

    Em São Paulo, o atual prefeito Bruno Covas (PSDB) está com 58% dos votos válidos, que excluem brancos, nulos e indecisos, e Guilherme Boulos (PSOL) com 42%. Já em Recife, Marília Arraes (PT) tem 53% dos votos válidos e João Campos tem 47%. No Rio de Janeiro, Eduardo Paes (DEM) aparece com 69% dos votos válidos e Crivella (Republicanos) com 31%, segundo o levantamento.

    > Segundo turno das Eleições 2020: data, prazos e calendário eleitoral

    O Ibope ouviu 1.001 eleitores entre os dias 16 e 18 de novembro. A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal O Estado de S. Paulo e tem margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança utilizado é de 95%.

    > Não conseguiu justificar a ausência na votação? Saiba o que fazer

    São Paulo

    Considerando-se os votos totais, Covas tem 47% das intenções de voto. Boulos marca 35%, enquanto 14% afirmam votar em branco ou nulo, e 4% não souberam responder.

    O atual prefeito se destaca entre aqueles que consideram a sua gestão ótima ou boa: 78% afirmam desejar sua reeleição. Católicos (54%) e maiores de 55 anos (54%) também têm preferência por Covas.

    > 57 cidades do Brasil terão segundo turno nas Eleições 2020

    Dos entrevistados que avaliam a gestão do prefeito como ruim ou péssima, 50% dizem votar no candidato do PSOL. Boulos também se destaca entre os que afirmam não ser nem católicos nem evangélicos.

    > Sete em cada 10 prefeitos que tentaram a reeleição se elegeram em SC; média é maior que a nacional

    Recife

    Segundo a pesquisa Ibope, Marília Arraes se sobressai entre eleitores mais jovens, de 16 a 24 anos (54%). Além disso, a petista conquista 38% dos votos entre os menos escolarizados e 49% entre os mais instruídos.

    João Campos possui intenção de voto de 52% entre eleitores com ensino fundamental e 33% entre os que têm ensino superior.

    Rio de Janeiro

    De acordo com o levantamento, as intenções de voto no ex-prefeito Eduardo Paes são mais acentuadas entre os mais jovens (16 a 24 anos) e mais velhos (55 anos e mais), com 61% das menções em ambos. Entre os católicos, tem 64%. Já entre os que avaliam a atual administração municipal como ruim ou péssima, atinge 68% das citações.

    > SC tem vereadores e prefeitos eleitos entre 18 e 86 anos de idade; saiba quem são

    A pesquisa aponta que Crivella se sobressai entre os homens (31%), entre aqueles que têm idade de 35 a 44 anos (31%), entre os evangélicos (45%) e entre os que avaliam a sua administração municipal como ótima ou boa (77%).

    *Com informações da Folhapress e do G1

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Política

    Colunistas