Localizado em Canasvieiras, no Norte de Florianópolis, o restaurante Giro Floripa participa do Comida di Buteco pelo segundo ano consecutivo. Neste ano, o estabelecimento, fundado há quase três pelo chef Thiago Miguel Cotter junto com a mãe, Liliane Machado Miguel, e a noiva, Maria luiza Farah, tem como aposta um crostini de costela defumada, que leva mais de 20 horas de produção, conhecido como “Um Só é Pouco”.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
O petisco, que promete ganhar o coração dos jurados e levar a melhor no concurso gastronômico deste ano, é formado pelo crostini de costela defumada com creme de queijo gratinado, molho de laranja com shoyu e microverdes. O prato ainda acompanha maionese de costela.
— A gente quis trazer um pouco do carro chefe da casa, que é a costela defumada, e fazer um petisco legal, bonito, para o pessoal vir prestigiar o Comida di Buteco e também o nosso bar — explica Thiago, responsável por criar a iguaria.
Segundo o chef, para a produção do “Um Só é Pouco” a costela fica em defumação direta por quase 12 horas. Em sequência, a carne é embrulhada com gordura e volta para o fogo por mais 10 horas.
Continua depois da publicidade
— Depois a gente desfia e usa os ossos para fazer um caldo que a gente esquenta a costela. Usamos uma massinha de pastel frito, temperadinha como uma base, que é o crostini, e também gratinamos os queijos, damos uma defumadinha neles, fazemos um creme e montamos um disco. Vai a costela, o creme de queijo e os micro verdes que são produzidos aqui em Floripa — explica.
Família no comando
Natural de Joinville, Thiago se mudou para Florianópolis junto com a mãe e a noiva para abrir o Giro Floripa em 2022. À época, o chef fazia mestrado em Portugal e recebeu um convite para abrir o estabelecimento no espaço que já era da família.
— Era a casa de praia do meu avô e a minha mãe recebeu o imóvel como herança. Sempre foi um espaço para receber gente, comida boa, bebida gelada. Eu sou formado em gastronomia, então a gente meio que uniu o útil ao agradável — conta.
A família teve a ideia de colocar a costela defumada como o prato chef do restaurante após perceber uma carência de pratos feitos com carne na região:
Continua depois da publicidade
— A gente sempre gostou. Sempre fiz para o pessoal, para os meus amigos durante a faculdade. Já tinha experiência trabalhando com carnes antes e a gente viu essa falta aqui em Floripa, de um boteco que tenha mais foco em carnes. A gente vê muitos frutos do mar, sim, claro, prestigiando a Ilha, mas a Ilha também gosta de uma costela, gosta de carnes.
Veja as fotos
Ficha técnica do restaurante
- Quando entrou no concurso: 2024
- Quantas vezes ganhou: nenhuma
- Nome do prato de 2025: Um Só é Pouco
- Descrição do prato: Crostini de costela defumada com creme de queijo gratinado, molho de laranja com shoyu e microverdes. Acompanha maionese de costela.
- Endereço: Rua Madre Maria Vilac, 1773, Canasvieiras, Florianópolis
O que é Comida di Buteco
No Comida di Buteco, os estabelecimentos oferecem petiscos exclusivos durante um período de tempo, por um preço fixo — neste ano, o valor é R$ 35. Depois, público e jurados elegem o melhor “buteco” da cidade. O critério principal é a qualidade do petisco, mas a avaliação também considera atendimento, higiene e temperatura da bebida.
Continua depois da publicidade
Depois dessa, são mais duas etapas: eleitos os vencedores de cada circuito, um outro corpo de jurados visita e avalia os campeões para que seja eleito, então, o melhor “buteco” do Brasil.
Pratos que participam do concurso neste ano
Leia mais
Bar em ponto tradicional de Florianópolis aposta em “clássico” para vencer Comida di Buteco
Bar no quintal de casa aposta em espetinho para vencer o Comida di Buteco em Florianópolis

































