A Polícia Federal esteve em Rio do Sul e Lontras, no Alto Vale do Itajaí, na manhã desta quinta-feira (1º) para cumprir dois mandados de busca e apreensão por atos antidemocráticos. O objetivo, segundo os investigadores, é coletar provas sobre a colocação de “miguelitos” na BR-470, em Ibirama, no fim do ano passado, durante protestos contra a vitória do atual presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp

Como o Santa noticiou à época, vândalos colocaram grampos perfuradores no meio da rodovia na noite de 14 de dezembro. A situação colocou em risco a segurança dos motoristas que trafegavam pela região e ao menos dois veículos tiveram os pneus perfurados, porém não houve vítimas. A Justiça Federal assumiu o caso e os responsáveis podem responder por tentativa de homicídio.

Nos imóveis onde a PF cumpriu os mandados foram apreendidas quatro espingardas, sendo duas de pressão, uma calibre 22 com registro e uma quebrada sem condições de uso. Não houve prisões.

Miguelitos na BR-470 em Ibirama (Fotos: Bombeiros Voluntários/PRF)

Naquela noite, por volta das 20h30min, a ponte que liga Ibirama e Apiúna ficou bloqueada por alguns minutos por causa dos miguelitos e também por conta de pneus queimados no meio da BR-470. Policiais rodoviários federais e bombeiros voluntários tiveram de limpar as pistas para a segurança do tráfego. Era a terceira vez na semana que um caso de barricada ocorria em Santa Catarina por pessoas contrárias ao resultado das eleições presidenciais.

Continua depois da publicidade

Leia mais

Temor sobre Mensageiro provocou suspensão de propina em SC: “Estou sendo investigado”

Preço da gasolina sobe R$ 0,27 por litro em SC a partir desta quinta com mudança do ICMS

Destaques do NSC Total