nsc
dc

Coronavírus

Pfizer, Coronavac e Astrazeneca: SC distribui 230 mil doses em um dia

Janssen, a vacina de uma dose, chega ao Estado na próxima semana

10/06/2021 - 10h39

Compartilhe

Maria Eduarda
Por Maria Eduarda Dalponte
Mais 130 mil doses da AstraZeneca chegaram nesta quarta-feira
Mais 130 mil doses da AstraZeneca chegaram nesta quarta-feira
(Foto: )

Santa Catarina distribui mais 230 mil doses de vacinas contra a Covid-19 para as regionais de Saúde nesta quinta-feira (10). Parte deste quantitativo, 130,5 mil, chegou na noite de quarta-feira (9) ao Aeroporto de Florianópolis. O Estado ainda espera receber mais 100 mil doses da Janssen, o imunizante de apenas uma dose, na próxima semana.

> Receba as principais notícias de Santa Catarina no WhatsApp

Ao todo, são 231.370 doses sendo distribuídas às 17 regionais de Saúde, sendo 130,5 do laboratório AstraZeneca/Fiocruz, 83 mil doses da Pfizer, que chegaram na última segunda-feira (7), e 17,8 mil da Coronavac, que estavam armazenadas na Rede de Frio estadual para garantir a aplicação da segunda dose. 

As vacinas da AstraZeneca e da Pfizer serão utilizadas como primeira dose para avançar na imunização de pessoas por faixa etária, no grupo entre 59 e 50 anos. Caso falte doses para os grupos prioritários, esse quantitativo A distribuição ocorre por via aérea e terrestre e será completada até o final da tarde desta quinta.

Pfizer

Até agora as doses da Pfizer foram enviadas a apenas 15 cidades de Santa Catarina. Isso porque esse imunizante precisava de baixíssimas temperaturas para ser armazenado. Agora, de acordo com recomendações da Anvisa, a vacina pode ser conservada em temperatura controlada entre 2 °C e 8 °C por até 31 dias. Por isso, neste sexto lote, as doses serão distribuídas para 244 municípios catarinenses. Os 15 que já receberam e mais 229 outras cidades.

Apenas 51 cidades de Santa Catarina não vão receber as doses da Pfizer, sendo a maiora das regionais de Saúde de Lages e Chapecó.

AstraZeneca

O 16º lote de AstraZeneca a chegar no Estado, com 130,5 mil doses, está sendo enviado a todas as cidades catarinenses.

> "Quem não toma a vacina escolhe a doença", diz infectologista de Joinville

Coronavac

As 17,5 mil doses de Coronavac estavam armazenadas na Rede de Frio estadual desde o dia 14 de maio. Metade do quantidade total, 35 mil, foi enviado às regionais de Saúde ao longo dos dias 18 e 19 de maio.

Apenas 12 cidades de Santa Catarina não receberam a Coronavac na distribuição das primeiras doses desse lote. Porém, a maioria dos municípios receberam quantitativos pequenos, com menos de 100 vacinas.

Janssen

O Ministério da Saúde informou ao Estado que vai encaminhar, na próxima semana, uma remessa com 104,4 mil doses da vacina Janssen. Esta será a primeira vacina aplicada em Santa Catarina de apenas uma dose.

> Lages aparece em 3ª lugar no ranking de cobertura vacinal segundo monitor da vacina da NSC

Ainda não há informações sobre a data e o horário da chegada da primeira remessa desse imunizante.Essa é a quarta marca de vacina que vamos começar a aplicar no Brasil, além da Coronavac, AstraZeneca e Pfizer.

Vacinas em SC

Segundo o Monitor da Vacina, do NSC Total, 1,9 milhão de catarinenses foram vacinados com a primeira dose e 758 mil com a segunda. Ao todo, 2,6 milhões de vacinas foram aplicadas, de um total de 3,6 milhões de doses repassadas pelo Ministério da Saúde.

Durante a semana, o governo do Estado divulgou um calendário de vacinação que projeta a aplicação da primeira dose em todos as pessoas acima de 18 anos no Estado até o mês de outubro.

Leia também

Inverno preocupa, mas SC não pretende aumentar restrições

Portos de SC são alvo de ação contra o tráfico internacional

SC tem cinco das 10 rodovias federais mais violentas do país

Colunistas