O piloto que fez o pouso de emergência de um avião de pequeno porte em Iraceminha, no Oeste de Santa Catarina, relatou ter visto fumaça na cabine instantes antes da manobra. O caso ocorreu na tarde desta sexta-feira (5), às 12h30, na comunidade de Linha Bonita.
Continua depois da publicidade
Segundo a Polícia Militar, a aeronave, um monomotor, acabou descendo em uma área de plantação após a falha em pleno voo. O piloto, de 35 anos, contou que havia decolado de Ijuí (RS) com destino ao Paraná, onde faria o reabastecimento antes de seguir para Penápolis (SP). Cerca de uma hora e meia após a decolagem, percebeu fumaça dentro da cabine e, logo em seguida, o motor parou completamente.
Diante da emergência, ele iniciou os procedimentos para o pouso forçado e escolheu uma área de cultivo com terreno favorável. A aeronave tocou o solo, mas acabou capotando e ficando com as rodas para cima, sofrendo danos parciais.
Apesar do susto, o piloto não sofreu lesões aparentes. Ele caminhou até uma residência próxima para pedir ajuda e acionou a Polícia Militar. O Samu foi mobilizado e, por precaução, o encaminhou ao Hospital São José, em Maravilha.
O piloto era o único ocupante da aeronave e não transportava carga. A área do acidente foi isolada para os procedimentos de segurança e para a investigação das causas da falha. Autoridades aeronáuticas devem ser acionadas para acompanhar o caso.
Continua depois da publicidade



