Os voos de balão em Praia Grande, no Sul de Santa Catarina, devem passar por mudanças em medidas de segurança nos próximos dias. As iniciativas vêm sendo adotadas desde o acidente que matou oito pessoas no dia 21 de junho. A Associação de Voos de Instrução de Balão de Ar Quente (AVIBAQ), listou mais de 20 itens dentro do novo protocolo de segurança.
Continua depois da publicidade
Segundo a associação, as medidas ainda estão sendo listadas e mais reuniões devem ser realizadas nos próximos dias para uma definição completa. Porém, alguns pontos já foram definidos, como a presença de dois extintores de incêndio em todos os balões, além de uma manta anti chamas.
Murilo Gonçalves, presidente da AVIBAQ, também serão implementados rádios comunicadores nas aeronaves, além de uma checklist para os pilotos conferirem antes dos voos.
Praia Grande amplia suspensão de voos de balão após tragédia que matou oito pessoas
A associação conta agora com uma comissão de meteorologia, que é responsável por autorizar ou vetar as operações um dia antes. Inclusive, os voos que estavam previstos para retornar nesta terça-feira (1°) devem ser adiados devido às condições climáticas. A equipe é formada por cinco pilotos experientes.
Continua depois da publicidade
O balonismo é realizado em Praia Grande desde 2017, sendo um dos motores turísticos e econômicos da cidade. Aproximadamente 50 mil voos foram registrados desde então, com uma média de 7,5 mil voos por ano.
Leia mais
Da música ao ativismo ambiental: a relação do cantor Armandinho com a Praia do Rosa, em SC
Bebê de 1 ano morre atropelado por caminhão; mãe ficou ferida
 
				