Os voos de balão devem seguir suspensos em Praia Grande, no Sul de Santa Catarina. A recomendação é para que os passeios não sejam realizados até o fim de junho. Desde a tragédia registrada no último sábado (21), a procura por voos diminuiu em mais da metade e os cancelamentos de reservas aumentaram.

Continua depois da publicidade

Nesta semana, os pilotos de balão da Praia Grande e dos municípios vizinhos se uniram para a formação da Associação de Voo de Instrução em Balão de Ar Quente (AVIBAQ). Em reunião realizada nessa quarta-feira (25), algumas medidas de segurança para as operações foram estabelecidas pela associação.

— A gente formou um checklist, onde todos os pilotos terão que conferir os equipamentos antes da operação. Todos os balões terão rádios comunicadores. A gente tem também uma comissão julgadora para confirmação dos voos no dia anterior, que avaliará as condições para a prática. Além da medida de ter dois extintores em cada balão — diz Murilo Gonçalves, piloto, empresário de balonismo e presidente da AVIBAQ.

Outra medida que deve ser adotada é a compra de mantas de contenção de incêndio para os balões. Em reunião na manhã desta quinta-feira (26), a associação ainda definiu uma recomendação para que a atividade siga suspensa no município. Todas as empresas locais devem acatar.

“Em respeito às famílias das vítimas, a AVIBAQ em conjunto com a prefeitura municipal de Praia Grande-SC, recomendam os pilotos e empresas operadoras de voos a não realização dos voos de balão até o dia 30 de junho de 2025”, diz a AVIBAQ em nota. 

Continua depois da publicidade

O setor do balonismo aguarda por regulamentação da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). A agência, no último domingo (22), informou à administração do município que elaboraria um documento emergencial com diretrizes para essa regulação, junto ao Ministério do Turismo.

Em meio às incertezas sobre a regulamentação e sobre quando os voos devem retornar, o setor do balonismo tem registrado baixas na busca pela atividade. Cerca de 60% das reservas de passeios foram canceladas, além disso, 70% da procura por voos diminuiu nos últimos dias.

Relembre o acidente

O acidente de balão registrado no último sábado (21) matou oito pessoas em Praia Grande, no Extremo Sul catarinense. Outros 13 tripulantes, incluindo o piloto, conseguiram escapar com vida. Essa foi a primeira ocorrência com mortes desde o início das atividades no município. O caso segue sendo investigado pela Polícia Civil, por meio da delegacia de Santa Rosa do Sul, comandada pelo delegado Rafael Chiara.

Leia também

Reconstituição encontra elemento crucial de acidente de balão em Praia Grande

Hotéis de Praia Grande registram onda de cancelamentos de reservas após tragédia com balão

Dono do balão que caiu em Praia Grande é ouvido pela polícia e investigação avança