O antigo fundo PIS/Pasep terá um novo lote de pagamento liberado nesta quinta-feira (25) para quem solicitou o ressarcimento até o dia 31 de maio. Quem não fez a solicitação para obter o dinheiro esquecido no fundo, que era usado na incrementação de renda dos trabalhadores com carteira assinada e servidores público entre 1971 e 1988, ainda pode pedir o ressarcimento.
Continua depois da publicidade
Quem realizar a solicitação até a próxima terça-feira (30), vai receber o dinheiro no dia 27 de julho, seguindo o cronograma já estipulado pelo governo. O possível saldo esquecido pode ser consultado pelo trabalhador por meio do site Repis Cidadão ou pelo aplicativo do FGTS.
O saldo médio disponível para saque é de R$ 2,8 mil por pessoa, já com os valores corrigidos pela inflação. No entanto, segundo o governo, os valores podem variar. Isso porque o dinheiro tem relação com o tempo trabalhado e o salário recebido na época.
Como verificar se há dinheiro esquecido do PIS/PASEP
Como pedir o ressarcimento?
O ressarcimento dos valores esquecidos pode ser solicitado por meio de um pedido em uma agência da Caixa Econômica Federal, ou com uma solicitação on-line, no aplicativo do FGTS.
Continua depois da publicidade
Para isso, o trabalhador precisa acessar a opção “mais” no app e, depois, clicar em “ressarcimento PIS/Pasep”. O aplicativo exigirá alguns documentos, mas se a solicitação for feita pelo próprio beneficiário, é necessário apenas apresentar um documento de identidade oficial.
No caso de herdeiros, será necessário apresentar a certidão PIS/PASEP/FGTS emitida pela Previdência Social com a relação de dependentes habilitados à pensão por morte; uma declaração de dependentes habilitados à pensão emitida pelo órgão pagador do benefício; ou uma autorização judicial ou escritura pública.
Até quando é possível solicitar o ressarcimento?
Os trabalhadores podem solicitar o ressarcimento até setembro de 2028. Depois deste ano, os valores serão incorporados de forma definitiva ao Tesouro Nacional. Dessa forma, os trabalhadores não poderão mais realizar os saques.
O pagamento é feito na conta bancária da Caixa do trabalhador ou na conta poupança social digital.
Antigo PIS/Pasep se diferencia do abono salarial PIS/Pasep
O Fundo Pis/Pasep foi criado em 1975 com a junção do Programa de Integração Social (PIS) e Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP). Cerca de 13 anos depois, o fundo parou de funcionar para ser substituído pelo abono salarial atual.
Continua depois da publicidade
Em 2020, o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço incrementou as cotas do fundo que não tinham sido sacadas, transferindo para uma conta do Tesouro Nacional em 2023 para que os trabalhadores possam pedir o ressarcimento dos valores esquecidos.






