nsc
hora_de_sc

publicidade

Trânsito

Placa se solta na ponte Pedro Ivo e causa fila para entrar na Ilha de SC, em Florianópolis

Com trânsito prejudicado, congestionamento chegou até a rodovia BR-101

13/02/2019 - 18h23 - Atualizada em: 23/04/2019 - 16h20

Compartilhe

Gabriel
Por Gabriel Lima
placa se solta na ponte
Parafusos se soltaram da placa próximo ao fim da ponte Pedro Ivo Campos
(Foto: )

Uma placa de metal se soltou sobre a pista da ponte Pedro Ivo Campos, em Florianópolis, no fim de tarde desta quarta-feira (13). A faixa da esquerda foi fechada pela Polícia Militar (PM) para evitar que os carros tivessem incidentes ao passar pelo local. Por volta das 21h, engenheiros da Teixeira Duarte soldaram os parafusos para fixar novamente a placa na junta de dilatação da ponte. O trânsito de veículos foi liberado às 21h30min.

Placa metálica da ponte Pedro Ivo, em Florianópolis, ainda precisará de reparos

A Guarda Municipal de Florianópolis percebeu o problema depois que um carro passou sobre a placa solta e furou um pneu, parando sobre a ponte. Duas faixas da esquerda foram fechadas por volta das 19h para evitar que os veículos passassem sobre o material e tivessem outros incidentes. Os parafusos que se soltaram da placa rolaram pela pista e foram recolhidos pelos agentes no canteiro do lado esquerdo da rua.

Os engenheiros chegaram na ponte por volta das 20h e reposicionaram a placa, ainda solta, de volta na junta de dilatação da ponte. A Guarda Municipal, e depois a PM, posicionaram uma das rodas da viatura sobre a placa, evitando que o material pudesse se soltar novamente e causar incidentes.

Conforme Ivan Couto Júnior, comandante da Guarda Municipal de Florianópolis, os agentes saíram após a chegada da Polícia Militar, por volta das 20h30min, já que o local é de jurisdição estadual e a situação já estava sob controle.

Antes, ainda abriram uma das pistas bloqueadas, liberando parte do trânsito que estava interrompido no local. O congestionamento chegou a afetar o trânsito na BR-101.

— O problema no momento é a fluidez do trânsito, pois a ponte absorve todo o fluxo de quem está chegando na Ilha. Então quando você tem duas faixas bloqueadas, somado à curiosidade de quem passa pelo local, cria-se um longo congestionamento. Entretanto, agimos rápido para garantir para garantir a segurança de quem passava pela ponte — destaca Ivan Couto Júnior.

O fiscal do Deinfra acompanhou o trabalho dos engenheiros da Teixeira Duarte e afirma que a placa teve uma elevação nesta tarde, por isso se soltou da junta de dilatação da ponte. Como a Polícia Militar estava no local orientando os motoristas, ele afirma que não havia risco para quem passava pela ponte.

ponte-hercílio-luz
Bloqueio de uma faixa criou congestionamento ao longo de toda a Via Expressa
(Foto: )

Congestionamento na Via Expressa

Com uma faixa parcialmente fechada, o congestionamento para entrar na Ilha somava mais de cinco quilômetros no início da noite desta quarta-feira. A fila começava no início da Via Expressa (BR-282) e seguia durante toda a rodovia até o local de incidente na ponte.

Quem tentava desviar pela Avenida Engenheiro Max de Souza, no bairro Coqueiros, encontrava um quilômetro de congestionamento. Pela Avenida Ivo Silveira, em Capoeiras, a lentidão chegava a cerca de dois quilômetros.

Falta de manutenção

A reforma das pontes Pedro Ivo Campos e Colombo Salles, únicas vias de acesso para a Ilha, são discutidas há muitos anos. Em janeiro de 2015, o Deinfra encaminhou um estudo ao Ministério Público com oito volumes e 162 páginas, nas quais alegava a necessidade urgente de intervenção na estrutura das pontes.

O documento detalhava a deterioração estrutural, que poderia colocar em risco os milhares de usuários, e até imagens subaquáticas.

Confira como está o trânsito em tempo real de acordo com o aplicativo Waze:

Deixe seu comentário:

Últimas notícias

Loading interface... Todas de Cotidiano

publicidade

Colunistas

    publicidade

    publicidade

    publicidade