nsc
    dc

    Saúde

    Planos de saúde estão obrigados a cobrir teste para Covid-19

    29/06/2020 - 13h37 - Atualizada em: 29/06/2020 - 13h49

    Compartilhe

    Por Folhapress
    Covid-19: procedimento passa a ser de cobertura obrigatória para os planos de saúde nos segmentos ambulatorial, hospitalar (com ou sem obstetrícia) e referência
    Covid-19: procedimento passa a ser de cobertura obrigatória para os planos de saúde nos segmentos ambulatorial, hospitalar (com ou sem obstetrícia) e referência
    (Foto: )

    A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) publicou no "Diário Oficial da União" desta segunda-feira (29) a inclusão do teste sorológico para o novo coronavírus na lista de coberturas obrigatórias dos planos de saúde.

    Painel do Coronavírus: veja em mapas e gráficos a evolução dos casos em Santa Catarina

    Os exames sorológicos - pesquisa de anticorpos IgA, IgG ou IgM (com Diretriz de Utilização) detectam a presença de anticorpos produzidos pelo organismo após exposição ao vírus. A cobertura já está valendo.

    O procedimento passa a ser de cobertura obrigatória para os planos de saúde nos segmentos ambulatorial, hospitalar (com ou sem obstetrícia) e referência, nos casos em que o paciente apresente ou tenha apresentado um dos quadros clínicos descritos a seguir: 

    - Síndrome Gripal: quadro respiratório agudo, caracterizado por sensação febril ou febre, acompanhada de tosse ou dor de garganta ou coriza ou dificuldade respiratória. 

    Hospital da Unimed Grande Florianópolis registra aumento de casos de coronavírus

    - Síndrome Respiratória Aguda Grave: desconforto respiratório/dificuldade para respirar ou pressão persistente no tórax ou saturação de oxigênio menor do que 95% em ar ambiente ou coloração azulada dos lábios ou rosto. 

    O exame é feito com o uso de amostras de sangue, soro ou plasma e pode ser realizado por meio das técnicas de imunofluorescência, imunocromatografia, enzimaimunoensaio e quimioluminescência. Como a produção de anticorpos no organismo só ocorre depois de um período mínimo após a exposição ao vírus, esse tipo de teste é indicado a partir do oitavo dia de início dos sintomas.

    Hospital Baía Sul, de Florianópolis, discute criação de mais leitos para coronavírus e restrição de atendimentos

    De acordo com a ANS, a inclusão dos exames no rol de procedimentos obrigatórios para planos de saúde foi tomada em reunião colegiada da ANS na semana passada, em cumprimento a uma decisão judicial. 

    Mulher com coronavírus e familiares têm prisão domiciliar decretada por não cumprirem isolamento em SC

    A Covid-19

    Doença causada pelo novo coronavírus (chamado de Sars-CoV-2) que provoca infecções respiratórias. Como a Covid-19 é muito recente, não é possível falar em sequelas prolongadas. Até o momento, as informações são obtidas com base no que já se sabe de outras infecções respiratórias e observando os casos atuais.

    Quais são os sintomas?

    - Falta de ar - Cansaço aos esforços - Diminuição da tolerância das atividades físicas mesmo que habituais - Tosse

    Sequelas no sistema respiratório

    Após a alta, há pacientes com alterações no sistema respiratório como: - Disfunção pulmonar. - Redução na capacidade de troca gasosa e difusão. - Redução dos volumes pulmonares. - Fibrose pulmonar - Se desenvolve a partir da reparação dos tecidos inflamados pela doença. Quando a inflamação regride, o corpo começa a reparar os tecidos. Frequentemente, esse reparo recupera o mesmo formato e função do órgão. Mas, em outros casos, pode levar à formação de uma cicatriz (um tecido mais duro, que não conserva as funções naturais). Este endurecimento no pulmão implica em perda da elasticidade. - Embolia pulmonar - Obstrução das artérias dos pulmões por coágulos. A Covid-19 pode levar à formação de coágulos e microcoágulos em partes como o pulmão e o cérebro. Assim, o bloqueio reduz a capacidade de oxigenação do sangue, o que pode levar a uma sobrecarga do coração (alterando seu funcionamento).

    O vírus está nas roupas, nos sapatos, no cabelo ou no jornal?

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Saúde

    Colunistas