O Spotify, uma das principais plataformas de áudio do mundo, anunciou um novo recurso que vai direcionar a sugestão de novas músicas de acordo com os gostos e histórico de reprodução e pesquisas do usuário.

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Chamado de Playlist Sugerida, o novo recurso está em teste e permite que o usuário envie sugestões para o algoritmo, que, a partir das informações reunidas, vai encaminhar a reprodução de novas músicas e artistas, montando playlists personalizadas de forma instantânea.

Na prática, o novo recurso é um aprimoramento do sistema que já está em funcionamento na plataforma – que reproduz automaticamente músicas de gênero semelhante à escolhida pelo usuário, assim que essa acaba de tocar. Mas será de uma forma ainda mais personalizada e detalhada.

A Playlist Sugerida está em teste na Nova Zelândia e, de acordo com comunicado do Spotify, deve começar a ficar disponível em outros países nas próximas semanas. O recurso será adaptado e aprimorado conforme as considerações dos usuários.

Como vai funcionar o novo recurso do Spotify

O novo recurso vai permitir que os usuários digitem o que desejam ouvir. Pode ser uma banda específica, um gênero musical ou até mesmo por clima, como músicas românticas, empolgantes, entre outros. O Spotify, contando com uma ferramenta de Inteligência Artificial, vai usar esse pedido e, junto com outras informações, como histórico de pesquisa e reprodução, artistas preferidos e estilos mais ouvidos, para adaptar uma nova playlist, que será reproduzida automaticamente.

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Os usuários também vou poder enviar pedidos mais detalhados, além de contar com uma aba de ideias para inspirar novas sugestões criativas. As atualizações são automáticas, e as novas músicas virão com uma breve descrição explicando o motivo de ter sido escolhida pelo algoritmo para estar naquela playlist.

Uma das formas de organização dessa playlist pode surgir de um pedido do usuário em mesclar músicas de um determinado gênero, que ele já ouve com frequência, com músicas de artistas desse mesmo gênero, mas ainda desconhecido por esse usuário. É uma possibilidade de descobrir novas bandas e novas faixas de acordo com os gostos pessoais.

Recurso está em teste na Nova Zelândia e será aprimorado de acordo com os feedbacks dos usuários (Foto: banco de imagens)

Controle do algoritmo é tendência nas Big Techs

A inciativa do Spotify reforça uma tendência entre as Big Techs: a de fornecer ao usuário um controle cada maior dos algoritmos. Também faz parte de uma estratégia global de fornecer uma experiência cada vez mais personalizada e adaptável.

Recentemente, a Meta informou que o Instagram vai possibilitar aos usuários um controle maior sobre o algoritmo do Reels onde, na prática, vai poder direcionar quais temas e conteúdos serão exibidos no feed. Outras plataformas, como o Youtube e o TikTok, também já permitem esse direcionamento.

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