Pesquisas da Polícia Científica de Santa Catarina descobriu a presença de duas espécies de insetos em cadáveres humanos pela primeira vez na história. Os trabalhos descobriram as espécies Peckia intermutans e Sarcophaga ruficornis nos corpos em regiões do Planalto Norte catarinense, em destaque São Bento do Sul.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Joinville e região no WhatsApp
Ao todo, os dados entomológicos foram pesquisados em 34 casos entre janeiro de 2022 e julho de 2023, que coletaram 21 espécies de insetos forenses em cadáveres humanos em diferentes estágios de decomposição e ambientes. As espécies Peckia intermutans e Sarcophaga ruficornis foram registradas pela primeira vez colonizando cadáveres humanos.
Fotos da pesquisa de insetos em cadáveres humanos em SC
Segundo a perita-geral Andressa Boer Fronza, com a recente criação da rede catarinense de pesquisa em ciências forenses, em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a entomologia forense está integrada em projetos de pesquisa que querem aumentar o conhecimento sobre a fauna de insetos em cadáveres de Santa Catarina.
Continua depois da publicidade
Para a Polícia Científica, a entomologia forense ainda é uma ciência pouco explorada no Brasil, com poucos estudos de casos publicados. Santa Catarina se destaca como um dos poucos estados brasileiros em que a perícia oficial utiliza vestígios entomológicos para estimar o intervalo pós-morte.
Victor Botteon, chefe da divisão de entomologia forense, destaca a importância das pesquisas para entender a biodiversidade e aplicar este conhecimento em casos concretos na Polícia Científica.
— Esses registros de insetos necrófagos de importância forense são extremamente relevantes para as aplicações práticas e demonstram a nossa capacidade técnica para a realização de pesquisas ou estudos científicos — finaliza.
Leia também
Como são feitas as buscas pelos pescadores que estão desaparecidos em duas cidades de SC
Sandy manda mensagem para moradora de SC que viralizou pela semelhança com a cantora
Como é o navio chinês de 40 milhões de dólares que veio buscar toneladas de soja em porto de SC