O sequestro de um caminhão que paralisou a Rodoanel Mario Covas, na região de Itapecerica da Serra, nesta quarta-feira (12), foi registrado como tentativa de roubo. A informação foi confirmada pela Secretaria da Segurança Pública (SSP-SP), que também comunicou que a classificação da ocorrência foi feita após o motorista, Dener Laurito dos Santos, de 52 anos, mantido refém pelos criminosos, dar depoimento à polícia. As informações são do Estadão.
Continua depois da publicidade
O caminhoneiro foi abordado pelos suspeitos na madrugada, antes das 6h, e foi obrigado a parar o caminhão sobre as três faixas do Rodoanel, de modo a bloquear o fluxo da pista.
Quando a polícia chegou ao local da ocorrência, encontrou Dener sozinho no caminhão, com as mãos amarradas e em estado de choque. O motorista chegou a informar que havia uma suposta bomba na boleia do caminhão. Depois, foi confirmado que se tratava de um explosivo falso.
Fotos mostram como foi resgate do motorista
O comandante do Batalhão de Operações Especiais, Gustavo Packer Mercadante, informou ao Estadão que o simulacro de bomba foi feito a partir de um galão d’água, dois tubos de aerossol e papel alumínio.
Continua depois da publicidade
— Era até meio tosco. Batendo o olho mais de perto já deu para perceber que não era uma bomba — disse.
O motorista também informou aos policiais que o grupo pretendia usar o caminhão para transportar armas de fogo até o Rio de Janeiro. A SSP-SP afirma, no entanto, que nenhuma linha de investigação é descartada.
“O Setor de Investigações Gerais (SIG) de Taboão da Serra apura todas as circunstâncias. A vítima e os envolvidos no atendimento já foram ouvidos. O motorista passou por atendimento médico e testou negativo no etilômetro. O caminhão foi apreendido e periciado. Três celulares foram recolhidos para análise e imagens de câmeras estão sendo coletadas”, informou a SSP-SP, por nota.
Vítima voltava de viagem do Acre
Dener voltava de uma viagem que teria se iniciado no Acre. Colaborador da transportadora Sitrex, entregou uma carga para um cliente e seguia para a matriz da transportadora, em São Bernardo do Campo, com o caminhão vazio. No caminho, foi abordado por três criminosos pouco antes das 6h.
Continua depois da publicidade
O Gate foi acionado às 7h. As primeiras equipes se deslocaram de aeronave e chegaram no local às 8h. Por volta das 10h, um especialista da equipe constatou que a bomba na verdade não estava presa em Dener, e conseguiu retirá-lo do caminhão.
O motorista chegou a desmaiar e foi levado para o Hospital Geral de Itapecerica da Serra. Após ser atendido, ele prestou depoimento à polícia.
Em nota, a Sitrex informou que o caminhão estava vazio no momento da tentativa de assalto e afirmou que Dener cumpriu “todos os procedimentos legais e de segurança” durante a viagem, incluindo respeitar horários de descanso e dirigir dentro dos limites de velocidade.
*Sob supervisão de Luana Amorim





