Nesta quinta-feira (13), quando a Ponte Hercílio Luz completa 95 anos e o governo do Estado liberou o tráfego irrestrito de carros no local, o CBN Total conversou com o coordenador do Observatório de Mobilidade Urbana da UFSC, Bernando Meyer. Para o prefessor, o trânsito na Ponte nos horários de pico deve ser destinado a um corredor exclusivo para ônibus.

Continua depois da publicidade

– Acreditamos que a ponte deve ser um monumento de mobilidade urbana sustentável. Ela deve privilegiar os ciclistas, os pedestres, a exemplo do que a gente vem fazendo aos finais de semana. Nós defendemos que a ponte, no horário de pico, seja utilizada exclusivamente pelos veículos de transporte público – afirmou.

Ouça entrevista:

Para Meyer, a eficiência na mobilidade da Grande Florianópolis pode ser melhorada com o uso adequado da Ponte Hercílio Luz.

– No momento em que você libera a ponte para uso irrestrito, é muito difícil para um dirigente político voltar atrás nessa decisão, há um custo político disso. É isso que a gente questiona – afirmou.

Continua depois da publicidade

Leia mais:

Ponte Hercílio Luz: aos 95 anos, estrutura terá conclusão oficial da reforma e licitação de manutenção

> Ponte Hercílio Luz completa 95 anos; relembre a história da maior ponte suspensa do Brasil

> Como a Ponte Hercílio Luz impactou a história da economia e da sociedade catarinense