Após um ano e quatro meses, a ponte pênsil, na divisa de Santa Catarina com o Rio Grande do Sul, foi liberada na manhã desta sexta-feira (21). A passagem, exclusiva para pedestres, liga os municípios de Passo de Torres (SC) e Torres (RS).

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Na madrugada do dia 20 fevereiro de 2023, durante o Carnaval, cabos que sustentavam a ponte pênsil se romperam, jogando dezenas de pessoas na água. Entre elas, o jovem Brian Grandi, de 20 anos, que morreu após desaparecer no Rio Mampituba. Seu corpo foi encontrado na Praia Azul, na cidade catarinense, três dias depois.

Carros a partir de R$ 300 estão à venda em leilão no Sul de SC; veja como comprar

Segundo a Prefeitura de Passo de Torres, a obra estava pronta há algumas semanas, mas passava por rigorosas inspeções e ajustes de segurança para testagem da estrutura, como cabos, capacidade de peso, entre outros.

Continua depois da publicidade

O investimento total na reconstrução foi de R$ 701,8 mil, por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Passo de Torres e o Governo do Estado de Santa Catarina. O projeto de iluminação deve ser implantado em breve na estrutura.

Mudanças na ponte pênsil

A capacidade máxima definida agora é de 10 pessoas por vez e está sinalizada no local. O número foi determinado com base no peso suportado pela estrutura e a capacidade de equilíbrio da quantidade de pedestres na passarela ao mesmo tempo. À época do acidente, a ponte tinha capacidade para 20 pessoas.

Outra mudança é a altura, que chegou a ser alvo de reclamações de pescadores com embarcações. Agora, a ponte pênsil está aproximadamente dois metros mais alta do que a estrutura anterior, informou a Prefeitura. O novo projeto tem a altura equiparada à da ponte de concreto Anita Garibaldi, para facilitar a passagem dos barcos.

Veja fotos da nova ponte

Continua depois da publicidade

Leia mais

Preso no escândalo do lixo, ex-prefeito é alvo de nova operação em SC

Santa Catarina atinge a marca de 27 prefeitos presos em quatro anos

Destaques do NSC Total