O Corpus Christi é uma data religiosa sempre celebrada em uma quinta-feira. A comemoração religiosa representa, para muitos, um descanso prolongado que emenda a sexta-feira com o fim de semana, mas, na verdade, não se trata de um feriado nacional e sim de ponto facultativo. As informações são do g1 SC.

Continua depois da publicidade

Neste ano, a data cai nesta quinta-feira (19) e, na maioria das cidades, os empregadores não têm obrigação de liberar os funcionários. Isso significa, na prática, que a folga e o descanso ficam a critério de cada empresa.

Duas cidades de SC estão entre as mais buscadas por viajantes para o feriado de Corpus Christi

Na iniciativa pública, cabe a governos e prefeituras aprovarem leis que tornam o Corpus Christi um feriado estadual ou municipal, o que não é o caso de Santa Catarina.

Para o governo catarinense, a data é considerada ponto facultativo. A situação é a mesma em Lages, maior cidade da Serra catarinense. No município, cabe a gestão a opção de liberar ou não os servidores.

Continua depois da publicidade

Em Florianópolis, a data também era considerada ponto facultativo até o dia 10 de junho deste ano. No entanto, um decreto assinado pelo prefeito Topazio Neto (PSD) instituiu o dia como feriado municipal.

Já em outras grandes cidades do Estado, o Corpus Christi é feriado. São os casos de Joinville, cidade mais populosa de Santa Catarina, além de Jaraguá do Sul, Balneário Camboriú, Camboriú, Itajaí, Navegantes, São José, Palhoça, Criciúma, Chapecó, Xanxerê e Concórdia.

O que significa Corpus Christi?

Corpus Christi, em latim, significa corpo de Cristo. É uma data móvel celebrada pela Igreja Católica, sempre 60 dias depois do domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade.

Na tradição católica, esta quinta-feira é considerada o dia no qual Jesus Cristo instituiu o sacramento da eucaristia.

Continua depois da publicidade

De acordo com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), no Corpus Christi se celebra a “presença real de Jesus Cristo no pão e no vinho”.

*Sob supervisão de Luana Amorim

Leia também

Queda de católicos e avanço dos sem religião: o que os dados do Censo dizem sobre a fé em SC

Trio de cidades na fronteira com a Argentina lidera entre as mais católicas de SC