Blumenau pode estar prestes a escrever um capítulo inédito na história municipal de relações internacionais. Nesta terça-feira (16), o prefeito Egidio Ferrari (PL) entregou em mãos ao prefeito de Trento, Franco Ianeselli, um pedido formal para criarem um Pacto de Amizade. Durante o encontro, Egidio destacou ser uma oportunidade única de ampliar o intercâmbio cultural, social e tecnológico entre a cidade catarinense e a italiana, que é um verdadeiro tesouro no meio dos alpes.

Continua depois da publicidade

O gesto, feito na sede da prefeitura italiana, é o primeiro passo para que as cidades se tornem oficialmente “cidades-irmãs”, ou, como chamam os italianos, firmarem um “Gemellaggio”. O prefeito de Blumenau destacou a herança cultural da imigração italiana em Santa Catarina e como essas tradições permanecem vivas em festas como a Oktoberfest e a Festitália. Egidio também aproveitou para convidar oficialmente Ianeselli a conhecer esses eventos de perto.

Se a proposta avançar, Blumenau será a primeira cidade brasileira a selar esse tipo de parceria com Trento. A medida vai além da formalidade: ela cria um canal de cooperação que pode transformar a relação histórica em oportunidades concretas para o futuro. Hoje, a cidade italiana mantém somente quatro acordos de irmandade: com Praga, na República Tcheca; Donostia, na Espanha; Kempten, na Alemanha; e o distrito de Charlottenburg-Wilmersdorf, em Berlim.

Segundo a prefeitura, o pedido se sustenta nas semelhanças entre as duas cidades. Blumenau e Trento tem uma forte influência cultural europeia, marcada pela convivência entre as tradições alemãs e italianas. Ambas foram moldadas por uma forte presença europeia, que transformaram festas, gastronomia e voluntariado em identidade. Na reunião, o prefeito Ianeselli destacou a importância de estreitar os vínculos turísticos, culturais e acadêmicos entre as cidades.

O trâmite europeu exige que tudo comece com um Pacto de Amizade, que pode ser formalizado até o fim deste ano. A partir dele, o caminho estará aberto para o “Gemellaggio” definitivo. Ao final da reunião, os dois prefeitos reforçaram a intenção de seguir com a assinatura.

Continua depois da publicidade

O prefeito Egidio viajou internacionalmente pela segunda vez em três meses com a comitiva da Associação de Municípios do Vale Europeu (Amve), que arcou com os custos da viagem. Além da visita e reuniões em Trento, a programação de viagem segue até a próxima quarta-feira (24), com visitas a Munique, na Alemanha. O objetivo dessa série de viagens é fortalecer a conexão turística da Europa com Santa Catarina.

Leia também

Indaial põe fim a embaraço e aceita policlínica de R$ 30 milhões recusada por Blumenau