Indaial pôs fim ao imbróglio e será sede da Policlínica Regional do Médio Vale do Itajaí, divulgaram os governos federal, estadual e municipal nesta quarta-feira (17). A história se arrastava há pouco mais de um ano, desde que a União anunciou o envio de R$ 30 milhões para a construção do espaço, mas não recebeu de Blumenau opções de terrenos considerados adequados para a obra.
Continua depois da publicidade
Com a novela que se formou e o risco de Blumenau perder o investimento, municípios vizinhos, como Gaspar e Indaial, levaram propostas ao governo. No mês passado, uma equipe técnica da Secretaria de Estado da Saúde avaliou o terreno indaialense, que fica na Rua Itu, nº 191, bairro Benedito, perto da BR-470 e da SC-477, e o considerou viável para o projeto, contou o secretário Diogo Demarchi.
— O Ministério da Saúde acaba de formalizar a continuidade dos trâmites para a construção da Policlínica Regional do Médio Vale do Itajaí no município de Indaial — disse Demarchi.
A decisão, então, foi comemorada pela prefeitura: “A instalação da Policlínica Regional em Indaial representará um avanço significativo no atendimento em saúde para toda a região. A expectativa é ampliar o acesso da população aos serviços de saúde especializados, reduzindo o tempo de espera para consultas e exames, trazendo mais resolutividade à rede de atenção e diminuindo deslocamentos e custos para os municípios vizinhos”, escreveu o governo.
Quando estiver pronta — algo que não teve a data estipulada —, a policlínica será mantida pela chamada comissão tripartite, ou seja, com dinheiro federal, estadual e municipal. O local será referência para os cerca de 800 mil habitantes dos 14 municípios do Médio Vale do Itajaí, oferecendo consultas médicas especializadas, exames diagnósticos (ressonância magnética, tomografia e eletrocardiograma) e atendimentos em diversas especialidades de saúde (angiologia, cardiologia, oftalmologia e neurologia).
Continua depois da publicidade
Serviços já disponíveis nas unidades básicas de saúde e realização de pequenos procedimentos como vasectomia, cauterização e biópsias em centro cirúrgico de baixa complexidade, também estarão no portfólio.
São municípios do Médio Vale: Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Blumenau, Botuverá, Brusque, Doutor Pedrinho, Gaspar, Guabiruba, Indaial, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó.
Veja a nota da prefeitura de Indaial
A Prefeitura de Indaial se colocou à disposição do Governo do Estado de Santa Catarina para sediar a Policlínica Regional diante da necessidade de ampliar os atendimentos de média complexidade para a população do Médio Vale do Itajaí. A decisão considera fatores como o crescimento populacional da região, a fila de espera para consultas com especialistas e exames de apoio diagnóstico, além do fato de Blumenau já não ter condições estruturais para absorver mais esse equipamento estadual.
Para viabilizar o projeto, o Município de Indaial já sinalizou uma contrapartida concreta: a cessão de um terreno público para construção da Policlínica. O imóvel, localizado na Rua Itu, nº 191, bairro Benedito, possui localização estratégica próximo à BR-470 e à SC-477, o que facilita o acesso de todos os municípios da região. No dia 21 de agosto de 2025, a equipe técnica da Secretaria de Estado da Saúde avaliou o terreno e considerou o espaço em conformidade para receber a estrutura.
Continua depois da publicidade
A instalação da Policlínica Regional em Indaial representará um avanço significativo no atendimento em saúde para toda a região. A expectativa é ampliar o acesso da população aos serviços de saúde especializados, reduzindo o tempo de espera para consultas e exames, trazendo mais resolutividade à rede de atenção e diminuindo deslocamentos e custos para os municípios vizinhos.
Indaial vem dialogando a nível estadual e ministerial para reforçar a importância de concentrar a Policlínica Regional na cidade. O objetivo é construir uma solução conjunta e regionalizada, mostrando que a localização em Indaial atende critérios técnicos, populacionais e geográficos, além de garantir acesso facilitado para todos os municípios do Médio Vale do Itajaí.
Leia mais
“Contam só metade da história”, diz prefeito de Blumenau sobre polêmica com policlínica