O Banco Central colocou o Banco Master sob regime de administração especial temporária por 120 dias e iniciou a liquidação do conglomerado nesta terça-feira (18). A medida foi anunciada menos de um dia após o Grupo Fictor ter indicado o interesse em comprar a instituição financeira.

Continua depois da publicidade

No ofício assinado pelo presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, a liquidação do Banco Master acontece “em razão do comprometimento da situação econômico-financeira da instituição, com deterioração da situação de liquidez, bem como por infringência às normas que disciplinam a atividade bancária e inobservância das determinações do Banco Central do Brasil”.

O Banco Central aciona a liquidação quando conclui que a instituição não tem condições de se recuperar. Nessa etapa, as operações são encerradas e o banco deixa de integrar o sistema financeiro nacional.

Na manhã desta terça-feira, a Polícia Federal prendeu Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, durante uma operação que combate a emissão de títulos de crédito falsos por instituições financeiras que integram o Sistema Financeiro Nacional. A defesa dele ainda não foi localizada.

*Com informações do g1 e da CNN.

Continua depois da publicidade