A queda de cabelo não acontece de uma hora para outra, muito pelo contrário, é um processo silencioso que inicia com alargamento da risca da testa. De repente, a pessoa também nota áreas da cabeça mais ralas. É mais comum na população masculina e geralmente todos os homens passam por isso, mas também acontece com frequência em mulheres.
Continua depois da publicidade
Existe uma diferença básica entre queda de cabelo passageira e calvície definitiva, mas esse limite é muito sutil. Por isso, o diagnóstico é tão importante e deve ser preciso para evitar que os folículos saudáveis cicatrizem e nunca mais produzam fios novos.
São vários os produtos e remédios caseiros que se encontram fácil pesquisando na internet. São substâncias que vão desde óleos milagrosos até ervas específicas como o alecrim. No entanto, o caminho deve ser outro. Segundo a especialista em restauração capilar, Dra. Natalie Kash, o diagnóstico preciso pode identificar desde uma genética agressiva até respostas autoimunes do organismo inesperadas.
A deficiência do ferro pode ser a responsável pela sua queda de cabelo, veja sinais comuns
Os 3 tipos de quedas de cabelos que é preciso ter atenção
Como a queda de cabelo não funciona de forma igual para todo mundo, é preciso entender de que tipo é a sua e, principalmente, entender que elas acontecem por diferentes motivos. Além disso, cada tipo requer um tratamento diferente também. Os três tipos são:
Continua depois da publicidade
Alopecia androgenética: é popularmente conhecida como calvície. Quase 50% dos homens aos 50 anos terão algum tipo e metade das mulheres quando chegam aos 80 anos. Tem mais ligação com o relógio biológico e com o DNA, ou seja, é um efeito natural do tempo.
Alopecia areata: trata-se de uma falha circular bem delimitada causada pelo sistema imunológico, que passa a atacar o cabelo, fazendo a queda acontecer.
Alopecia por tração: causada por penteados apertados. Rabos de cavalo, tranças e outros penteados causam cicatrizes no couro cabeludo, e assim, a perda se torna irreversível.
Continua depois da publicidade
Você está com queda de cabelo ou apenas perdendo cabelo?
Perda capilar e queda de cabelo são coisas diferentes. O eflúvio telógeno é uma queda temporária onde o corpo descarta mais de 100 fios por dia. É um evento comum depois de um grande estresse, e pode durar até seis semanas.
Eventos como um parto, cirurgia ou resfriado forte podem causar. O cabelo geralmente volta a crescer sozinho depois desse período e assim que o corpo se recupera.
Tratamentos caseiros podem atrasar o tratamento real
Os tratamentos caseiros podem não causar muito mal, mas colocam a pessoa em risco que é o de não receber o diagnóstico certo. A pessoa fica fazendo o tratamento caseiro em vez de investigar e descobrir se tem alguma doença crônica, autoimune ou deficiência nutricional grave.
Continua depois da publicidade
O folículo capilar é muito sensível e caso não seja tratado pode “morrer”, impedindo que cresçam novos fios no futuro. E você já notou seu cabelo ficando ralo no dia a dia ou alguma falha maior em alguma região da cabeça? Procure um médico dermatologista o mais rápido que puder.







