A nova ligação entre a BR-101 e a Praia Brava, que promete destravar o trânsito em Itajaí, vai impulsionar também o mercado imobiliário da cidade. A região onde a obra é prevista deve viver uma valorização de até 20% nos empreendimentos e pode ultrapassar a líder no metro quadrado mais caro do Brasil, Balneário Camboriú. A projeção é do CEO da Sort Investimentos, Renato Monteiro.

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— Acredito que, em pouco tempo, a Praia Brava pode inclusive desbancar Balneário Camboriú em termos de valorização e de desejo de moradia — afirma o especialista.

A área, praticamente inexplorada na década de 80, deu um salto a partir de 2000 em decorrência das melhorias de infraestrutura e investimentos imobiliários de alto padrão. Em pouco tempo, a região se transformou em um dos endereços mais desejados do país e atrativo de celebridades em público de alta renda, como a modelo Gisele Bündchen. Ela é dona de um apartamento de R$ 30 milhões na Praia Brava.

Nos últimos três anos, houve casos em que a valorização dos imóveis chegou a 30%. Um levantamento da Brain Inteligência Estratégica aponta que o metro quadrado na Praia Brava já alcança R$ 33 mil.

— A Praia Brava já é o principal vetor de valorização de Itajaí e tem o metro quadrado mais caro da cidade. Com essa nova ligação, o bairro passa a ter uma vantagem estratégica inédita: mobilidade direta entre três importantes polos, o centro de Itajaí, Balneário Camboriú e o aeroporto de Navegantes — pontua Monteiro ao explicar o cenário.

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O que é essa nova ligação entre a Praia Brava e a BR-101

A obra é fruto de uma parceria entre o poder público e a iniciativa privada. Um grupo de 29 empresários que formou o Instituto Mais Itajaí arcou com R$ 2,5 milhões para a elaboração dos projetos executivos. O Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) deve ser concluído em até seis meses. Após a prefeitura fará a licitação para tirar a nova ligação da Praia Brava com a BR-101 do papel.

A proposta deve desafogar o trânsito e reduzir de forma significativa o tempo de deslocamento entre as cidades da região. A nova via terá três faixas por sentido, ciclovia, calçadas acessíveis, iluminação em LED, drenagem pluvial e paisagismo. A obra deve custar cerca de R$ 100 milhões. O dinheiro deve vir de outorga onerosa. Porém, os valores exatos serão confirmados apenas após a execução do projeto.

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