Itapoá, cidade onde ocorre o maior alargamento de praia do Brasil, recebeu uma tecnologia especial para evitar falta de água durante a temporada de verão. O investimento para alugar equipamento foi de R$ 100 mil. Entenda como ele deve funcionar.
Continua depois da publicidade
O investimento é da Itapoá Saneamento é a concessionária responsável pelo abastecimento público de água do município de Itapoá. O abastecimento tem o início do processo na captação de água bruta localizada no Rio Saí Mirim, onde a água do rio é bombeada até a Estação de Tratamento de Água Maria Catarinense (ETA).
Após a etapa de tratamento, através da Estação de Recalque, a água tratada é bombeada da ETA para os mais de 430 quilômetros de redes de distribuição instaladas na cidade.
— Em função da topografia plana do nosso município e necessidade de bombeamento que utilizam de energia elétrica, estes equipamentos são imprescindíveis para a segurança operacional, uma vez que em caso de quedas de energia o equipamento é acionado automaticamente, sem a necessidade de intervenção humana, evitando a parada do processo de captação e tratamento que pode gerar interrupção no abastecimento público, principalmente durante a temporada de alto consumo — explica Renê Allan Pasko, estou como Gerente Operacional.
A partir disso, foram alugados geradores de energia, equipamentos compostos por motor a combustão, configurados para produzir energia elétrica e são utilizados em caso de quedas/blackouts. Ou seja, caso haja queda de energia, o equipamento faz a substituição, garantindo que a água chegue até os imóveis de Itapoá.
Continua depois da publicidade
De acordo com Renê, os equipamentos foram locados para atender o período de 1º de dezembro a 1º de março de 2026, com um investimento de cerca de R$ 100 mil por temporada.
— Desde 2020 a Itapoá Saneamento mobiliza geradores para trazer mais segurança operacional durante o período de alta temporada. A ideia surgiu de uma necessidade e um objetivo, que é garantir o abastecimento público de água com regularidade e qualidade para todos os moradores e veranistas — explica Renê.





