Era 2019 quando a cidade mais antiga de Santa Catarina, São Francisco do Sul, entrou pela primeira vez na lista do júri internacional do Selo Bandeira Azul. Desde então, a cidade já ganhou novos trechos premiados no programa, somando cinco praias. Neste ano, uma novidade: Ubatuba também entrou para a lista.
Continua depois da publicidade
Agora, São Francisco do Sul tem cinco praias premiadas no Selo Bandeira Azul. Os trechos contemplados são: Ervino, Ubatuba, Praia do Forte, Praia Grande e a Prainha.
Ubatuba, a novidade deste ano, está localizada ao lado da Enseada. O lugar permite contemplar a passagem dos navios cargueiros e de passageiros que navegam próximo à praia rumo ao canal de acesso à Baía Babitonga. A dica da prefeitura da cidade é apreciar a bela arquitetura que, junto à praia, surpreende com um amanhecer inigualável.
Veja como são as praias eleitas no júri internacional
Critérios para seleção no selo Bandeira Azul
Os locais pré-aprovados cumpriram os critérios exigidos na fase nacional e passam a ser avaliados internacionalmente, conforme os parâmetros estabelecidos pela Foundation for Environmental Education (FEE). O Brasil segue como o país com o maior número de praias e marinas premiadas na América do Sul, refletindo o comprometimento crescente com a qualificação ambiental de áreas costeiras e estruturas náuticas.
A premiação Bandeira Azul é concedida às praias, marinas e embarcações de turismo que atendam a 38 critérios relacionados à qualidade da água, gestão ambiental, critério patrimonial, segurança, infraestrutura e educação ambiental. Trata-se de uma das premiações mais reconhecidas do mundo no âmbito da sustentabilidade aplicada ao turismo e ao uso responsável dos recursos naturais. A adesão é voluntária e requer comprovação anual do cumprimento dos critérios estabelecidos.
Continua depois da publicidade
Leia também
Famosa loja de decoração fecha as portas em shopping e faz “queima de estoque” em Joinville
Praia premiada em júri internacional atrai investimento milionário de construtora em SC
História de amor entre ex-seminarista e ex-carmelita de Jaraguá do Sul viraliza na web







