Apesar de operar com a reserva prevista em contrato, o aumento de turistas acima da média projetada para São Francisco do Sul na atual temporada de verão impactou a distribuição de água na cidade. Alguns moradores chegaram a ter falta de água durante a virada de ano. Agora, mirando na melhoria do abastecimento para o próximo verão, a companhia que administra o serviço irá construir dois novos reservatórios e aumentar sua capacidade de distribuição.
Continua depois da publicidade
De acordo com a Águas de São Francisco do Sul, entre 15 de dezembro de 2025 e 11 de janeiro de 2026, o volume de água distribuído na cidade registrou um crescimento expressivo, passando de 633,19 milhões de litros no ciclo anterior para 675,40 milhões de litros na temporada atual.
O aumento de 6,67% reflete tanto a maior demanda quanto os esforços operacionais para garantir a continuidade do abastecimento. A empresa ressaltou que, atualmente, trabalha com a reservação de água adequada e prevista em contrato.
A partir disso, foi reservado um investimento de R$ 10 milhões para a construção de dois novos reservatórios de água tratada, que complementam a reserva já existente no município. Um deles ficará no Ervino e o outro, junto com a Estação de Tratamento do Rocio.
Veja fotos das praias de São Francisco do Sul
Um dos reservatórios, o construído no Ervino, será metálico e terá capacidade de 500 mil litros, o que vai duplicar a capacidade de reservação do bairro. A obra está prevista para ser entregue em março deste ano.
Continua depois da publicidade
Já o reservatório de concreto, com capacidade de 3 milhões de litros, será na Estação de Tratamento do Rocio, que deverá ser entregue em maio de 2026.
Segundo a companhia, a construção do Ervino terá foco de distribuição para esta mesma localidade. Já o da ETA Rocio beneficia toda região das praias. Além disso, junto a esse reservatório está previsto um novo sistema de bombeamento que visa melhorar a capacidade de distribuição.











