São Francisco do Sul, considerada a praia mais “azul” do Brasil com a maior quantidade de certificações do Selo Bandeira Azul, deve receber mais de meio milhão de pessoas durante a temporada de verão. Durante o período, a região, que tem cinco locais premiados com o “Oscar das Praias”, terá atrações como a Stammtisch, festa de Réveillon e o Carnaval.

Continua depois da publicidade

A temporada de verão na cidade começa em 6 de dezembro com a Stammtisch e se estende até o Carnaval. O show de Réveillon, no dia 31 de dezembro, será realizado pelo Quinteto S.A., um grupo de pagode em ascensão. A apresentação ocorrerá no Centro Histórico de São Francisco do Sul, após pedidos da comunidade para valorizar ainda mais a região, de acordo com o secretário de Turismo, Rangel Alexandre Friolin.

Nesse contexto, além das ações de Réveillon, outras atividades irão acontecer, incluindo o show do DubDogz dia 10 de janeiro, no calçadão da Prainha. A estimativa é que passem por São Francisco do Sul 700 mil pessoas neste período, aproximadamente. A programação mais detalhada ainda será divulgada.

Veja como são as praias eleitas no Selo Bandeira Azul

Cidade mais “azul”, segundo o “Oscar das praias”

A cidade mais antiga de Santa Catarina também é considerada a mais azul do Brasil. Isso porque São Francisco do Sul foi eleita pelo “Oscar das praias”, o Selo Bandeira Azul, como o município com mais certificações. Foram cinco praias e uma marina consideradas “perfeitas” pelo júri internacional. Para manter e ampliar esse reconhecimento, entretanto, a cidade enfrenta e precisa vencer desafios.

A primeira vez que São Francisco do Sul recebeu a certificação foi em 2019, com a Praia da Saudade, conhecida também como Prainha. Ao longo dos últimos anos, ampliou a presença do selo na cidade com a premiação Ervino, Praia do Forte, Praia Grande e Ubatuba, que recebeu o prêmio pela primeira vez neste ano. Enquanto isso, a Marina Villa Real também foi premiada, sendo uma das 10 reconhecidas em todo o Brasil.

Continua depois da publicidade

A premiação Bandeira Azul é concedida às praias, marinas e embarcações de turismo que atendam a 38 critérios relacionados à qualidade da água, gestão ambiental, critério patrimonial, segurança, infraestrutura e educação ambiental. Trata-se de uma das premiações mais reconhecidas do mundo no âmbito da sustentabilidade aplicada ao turismo e ao uso responsável dos recursos naturais. A adesão é voluntária e requer comprovação anual do cumprimento dos critérios estabelecidos.