A praia de Jurerê Internacional, no Norte de Florianópolis, está com todos os pontos impróprios para banho, apontou o último relatório do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA/SC), divulgado na quarta-feira (19). Já a praia de Jurerê, também no Norte, conta com apenas dois dos quatro pontos analisados pelo órgão próprios para os banhistas.
Continua depois da publicidade
Jurerê Internacional é conhecida por ser uma das mais procuradas por turistas e moradores durante a temporada de verão em Florianópolis. O local também costuma ser alvo de festas badaladas, além de contar com a presença de famosos como Anitta e Neymar.
Em nota (veja abaixo), a prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, informou que a balneabilidade das praias está relacionada com às condições climáticas. “Períodos de chuva moderada à intensa impactam a qualidade da água, pois o escoamento superficial pode carregar materiais para o mar, resultando em alterações temporárias nos índices”, explica o órgão.
Do total de 87 pontos analisados nas praias de Florianópolis, 57 estão adequados, o que equivale a 65,52%.
Veja as fotos de um dia na Praia de Jurerê
Continua depois da publicidade
SC tem 73,95% dos pontos próprios para banho
Em relação à Santa Catarina, o último relatório de balneabilidade mostrou que mais de 70% das praias do Estado estão próprias para banho. No entanto, ao menos 62 não são recomendadas para os banhistas. As amostras para a análise foram coletadas em 238 pontos do litoral catarinense.
Os dados, válidos entre 17 e 21 de novembro, constataram que, dos 238 pontos monitorados, 176 estão próprios, o que representa 73,95%.
De acordo com o IMA, a água é considerada própria quando em quatro das últimas cinco coletas o resultado de concentração de E. coli — uma bactéria que pode causar infecções e doenças — for inferior a 800 NMP a cada 100 mililitros de água.
Já para ser considerada imprópria, a água precisa ter mais de 20% de um conjunto de amostras coletadas nas últimas cinco semanas, no mesmo local, com número superior a 800 Escherichia coli por 100 mililitros ou quando, na última coleta, o resultado for superior a duas mil Escherichia coli por 100 mililitros.
Continua depois da publicidade
O que diz a prefeitura de Florianópolis
“A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, esclarece que a variação na balneabilidade em Jurerê e Jurerê Internacional está diretamente relacionada às condições climáticas. Períodos de chuva moderada à intensa impactam a qualidade da água, pois o escoamento superficial pode carregar materiais para o mar, resultando em alterações temporárias nos índices.
Apesar dessas variações pontuais, os locais próprios para banho têm mantido uma constância ao longo das análises. O Município também mantém ações no cronograma, como o Floripa Se Liga na Rede, a Blitz Sanear e o Trato pela Costa Norte, em parceria com a Casan, como uma forma de monitoramento”.













