Blumenau pode ter ao menos cinco candidatos à prefeitura nas Eleições 2024. Sem o atual prefeito Mário Hildebrandt (PL) no pleito deste ano, a disputa antes do início oficial da corrida eleitoral é pela ala da direita. Egídio Ferrari (PL), Odair Tramontin (Novo) e Ricardo Alba (Podemos) correm em torno do mesmo espectro político, enquanto Ana Paula Lima (PT) e Rosane Magaly Martins (PSOL) circulam no campo da esquerda.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp

Eleito em 2020 depois de ter sido vice de Napoleão Bernardes em 2016, Hildebrandt, atual prefeito de Blumenau, está fora das urnas neste ano. Mas não da eleição em si, claro. No mesmo partido do governador Jorginho Mello (PL), o chefe do Executivo blumenauense tem apoio declarado ao delegado e deputado estadual Egídio Ferrari. Já Tramontin, que foi candidato à prefeitura quatro anos atrás, traz consigo o PSD — e como consequência a possível vice Silmara Maria, atual vereadora.

Ainda na ala da direita, Ricardo Alba volta aos holofotes. Depois de ter sido eleito vereador em 2016, seguido por uma meteórica ascensão a deputado estadual em 2018, o professor e oficial de Justiça tentou ser prefeito de Blumenau em 2020, quando teve 17,5 mil votos e terminou a corrida na quarta colocação. Em 2022, tentou ser deputado federal, não foi eleito e desde então vive um hiato político. 

No PT, a família Lima segue à tona. Deputada federal mais votada em Blumenau, Ana Paula Lima vem para a terceira eleição desde 2012 — ela não disputou o pleito apenas em 2016, quando deu espaço a Valmor Schiochet. Já Rosane Magaly Martins, advogada e diretora do Projeto Mães do Amor pela Diversidade, pôs o nome à disposição do PSOL e deve ocupar a vaga que foi de Georgia Faust em 2020.

Continua depois da publicidade

A definição oficial dos concorrentes, no entanto, só ocorre nas convenções dos partidos, que precisam ser feitas entre 20 de julho e 5 de agosto. A campanha eleitoral começa oficialmente em 16 de agosto.

Veja quem são os pré-candidatos a prefeito de Blumenau

Ana Paula Lima (PT)

Ana Paula Lima, 60 anos, é enfermeira obstetra e filiada ao Partido dos Trabalhadores desde 1987. Foi deputada estadual por quatro legislaturas e atualmente é deputada federal. Já concorreu a prefeita em Blumenau duas vezes, em 2012 e 2020, e na primeira vez chegou a despontar como favorita para estar no segundo turno.

Egídio Ferrari (PL)

Egídio Maciel Ferrari, 42 anos, é um delegado blumenauense que ficou conhecido nos últimos anos pela defesa da causa animal. Foi eleito deputado estadual então pelo PRD em 2022, com 34.912 votos. Filiou-se ao PL de Jorginho em abril deste ano e teve a bênção do governador para ser o candidato Liberal.

Continua depois da publicidade

Odair Tramontin (Novo)

Promotor de Justiça aposentado e ex-coordenador do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), Odair Tramontin é o pré-candidato do Novo neste ano. Surpresa das Eleições 2020 em Blumenau, quando foi o terceiro mais votado, com 22,8 mil votos, Tramontin chegou a concorrer ao governo do Estado em 2022.

Ricardo Alba (Podemos)

Ricardo João Peluso Alba entrou para a política em 2016, ao ser eleito vereador em Blumenau superando nomes tradicionais. Dois anos depois, foi o deputado estadual mais votado de toda SC, com ascensão meteórica à Alesc. Agora, depois de tentar concorrer à prefeitura em 2020 e à Câmara dos Deputados em 2022, o oficial de Justiça e professor universitário almeja novamente o cargo de prefeito.

Rosane Magaly Martins (PSOL)

A advogada Rosane Magaly Martins, especialista em causas das famílias, diversidade e Direitos Humanos, é atualmente suplente de deputada estadual pelo PSOL. Deve ir para a primeira campanha como prefeita, depois de ganhar visibilidade com o Projeto Mães do Amor pela Diversidade, que atua pelos direitos LGBTQIA+. A se confirmar, seria quarta corrida do PSOL por Blumenau em cinco eleições, desde 2008.

Leia mais

Corrida por vagas de vice nas eleições de 2024 é indefinição de pré-campanha em SC

Folga, preferência em empates de concursos e mais: as vantagens de ser mesário nas eleições

Quem são os secretários de SC exonerados para disputar eleições municipais em 2024

Destaques do NSC Total