nsc
dc

Poder

Veja pré-candidatos ao governo de Santa Catarina em 2022

SC tem nove nomes apresentados pelos partidos até agora para concorrer ao governo do Estado

18/07/2022 - 16h18 - Atualizada em: 02/08/2022 - 15h11

Compartilhe

Jean
Por Jean Laurindo
SC tem nove nomes apontados como pré-candidatos ao governo de SC
SC tem nove nomes apontados como pré-candidatos ao governo de SC
(Foto: )

Os pré-candidatos a governador de Santa Catarina nas Eleições 2022 estão confirmados pela maioria dos partidos. Após a primeira semana de convenções partidárias, nove nomes aparecem até agora na disputa para concorrer ao governo do Estado de SC.

Quem são os pré-candidatos ao Senado por Santa Catarina nas eleições 2022

Receba notícias do DC via Telegram

O atual governador Carlos Moisés (Republicanos) vai buscar a reeleição e terá como alguns dos adversários o senador Jorginho Mello (PL), do partido do presidente Jair Bolsonaro, o senador Esperidião Amin e o ex-prefeito de Florianópolis Gean Loureiro (União Brasil). O PT do ex-presidente Lula deve ter o ex-deputado federal Décio Lima como concorrente a governador em SC.

Os pré-candidatos a governador precisam ser confirmados pelos partidos nas convenções, que ocorrem de 20 de julho a 5 de agosto. Eles se tornam oficialmente candidatos após o registro das candidaturas junto à Justiça Eleitoral, que precisa ser feito até 15 de agosto. Até lá, o número de concorrentes ao governo de SC ainda pode mudar. A campanha eleitoral começa oficialmente a partir de 16 de agosto.

Os pré-candidatos a governador de SC nas Eleições 2022

Alex Alano (PSTU)

Alex Alano é o pré-candidato do PSTU a governador em SC
Alex Alano é o pré-candidato do PSTU a governador em SC
(Foto: )

Alex Alano é formado em Filosofia e professor da rede pública estadual há mais de 14 anos. É morador de Criciúma, no Sul de SC. Será a primeira vez que irá disputar um cargo em eleições.

Carlos Moisés (Republicanos)

Carlos Moisés é pré-candidato do Republicanos a governador em SC
Carlos Moisés é pré-candidato do Republicanos a governador em SC
(Foto: )

O atual governador Carlos Moisés é advogado e ex-bombeiro militar. Foi eleito para o governo de SC pelo PSL, na onda bolsonarista das eleições de 2018. Deixou o partido em 2021 e, agora, vai buscar a reeleição pelo Republicanos. Sofreu dois processos de impeachment ao longo do governo e chegou a ser afastado temporariamente do cargo, mas foi absolvido nas duas ações.

Décio Lima (PT)

Décio Lima é pré-candidato do PT a governador em SC
Décio Lima é pré-candidato do PT a governador em SC
(Foto: )

Décio Lima é advogado, professor, ex-prefeito de Blumenau e ex-deputado federal por três mandatos. Foi também vereador e superintendente do Porto de Itajaí. Preside o partido em Santa Catarina e disputa a condição de candidato a governador na frente de esquerda, que reúne outros sete partidos.

Esperidião Amin (Progressistas)

Esperidião Amin é pré-candidato do PP a governador em SC
Esperidião Amin é pré-candidato do PP a governador em SC
(Foto: )

Esperidião Amin é administrador, advogado e professor universitário. Natural de Florianópolis, já foi vereador, prefeito da Capital por dois mandatos e governador de SC também em duas oportunidades. Foi eleito três vezes deputado federal. Atualmente é senador da República, cargo que também já ocupou também entre 1991 e 1999. Em 1994, concorreu à Presidência da República e ficou em sexto lugar. Em 2022, é apontado como pré-candidato a governador pelo PP, mas o partido também conversa com outras legendas.

Gean Loureiro (União Brasil)

Gean Loureiro é pré-candidato do União Brasil a governador em SC
Gean Loureiro é pré-candidato do União Brasil a governador em SC
(Foto: )

Gean Loureiro é administrador, advogado e ex-prefeito de Florianópolis por dois mandatos. Foi vereador da Capital por cinco mandatos consecutivos e deputado estadual, entre 2015 e 2016. Atuou também como suplente de deputado federal, assumindo cadeira por duas vezes, e presidente da então Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina (Fatma) no governo de Raimundo Colombo. Renunciou à prefeitura em março deste ano para concorrer a governador.

Jorge Boeira (PDT)

Jorge Boeira (PDT) agora é pré-candidato a governador de SC
Jorge Boeira (PDT) agora é pré-candidato a governador de SC
(Foto: )

O ex-deputado federal Jorge Boeira (PDT) é o mais novo pré-candidato a governador de SC nas eleições 2022. Até então apontado pelo partido como possível nome ao Senado na chapa da frente de esquerda, Boeira passou a ser apresentado como pré-candidato depois que Dário Berger (PSB) foi confirmado na vaga ao Senado do grupo de partidos de esquerda, fechando o espaço para os pedetistas. Com isso, o PDT decidiu sair da frente e pode lançar candidatura própria em chapa pura para o governo. Boeira é engenheiro mecânico, empresário e foi deputado federal em três oportunidades. 

Jorginho Mello (PL)

Jorginho Mello é pré-candidato do PL a governador em SC
Jorginho Mello é pré-candidato do PL a governador em SC
(Foto: )

Jorginho Mello é ex-bancário, administrador e advogado. Foi vereador de Herval d’Oeste no início da carreira e deputado estadual por quatro mandatos. Nesse período, chegou a presidir a Assembleia Legislativa e assumir temporariamente como governador em exercício. Foi deputado federal entre 2011 e 2018, ano em que foi eleito senador da República. No Congresso, foi vice-líder do governo Bolsonaro e participou da CPI da Covid. É presidente estadual do PL em SC.

Leandro Brugnago (PCO)

Leandro Brugnago será candidato a governador pelo PCO
Leandro Brugnago será candidato a governador pelo PCO
(Foto: )

Leandro Brugnago foi o candidato mais recente a ser anunciado por partidos que disputar o governo de SC. Ele foi confirmado no último domingo, na convenção do Partido da Causa Operária (PCO). Leandro é marceneiro, tem 31 anos e disputará pela primeira vez uma eleição.

Odair Tramontin (Novo)

Odair Tramontin é pré-candidato do Novo a governador em SC
Odair Tramontin é pré-candidato do Novo a governador em SC
(Foto: )

Odair Tramontin é promotor de Justiça e foi coordenador do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) em Blumenau, órgão que atua no combate à corrupção. É formado em Direito e tem especialização em Direito Penal e Processual Penal. É mestre em Ciências Jurídicas e professor universitário. Estreou na política em 2020, quando concorreu a prefeito de Blumenau e ficou em terceiro lugar.

Ralf Zimmer (Pros)

Ralf Zimmer Júnior é pré-candidato a governador do Pros em SC
Ralf Zimmer Júnior é pré-candidato a governador do Pros em SC
(Foto: )

Ralf Zimmer Júnior é formado em Direito e defensor público estadual. Nas eleições de 2018, concorreu a deputado federal, mas não se elegeu. Ganhou destaque na política de SC por ser o autor do primeiro pedido de impeachment do atual governador Carlos Moisés e da vice Daniela Reinehr, que chegou a resultar no afastamento temporário de Moisés do cargo. Em 2022, foi anunciado como pré-candidato a governador pelo Pros.

Tudo sobre as Eleições 2022

Leia também

SC chega a quase 5,5 milhões de eleitores com salto de 150% em jovens de 16 e 17 anos

Eleições em SC: faltam duas definições ao governo de SC e há dúvidas em vices e Senado

Alckmin vem a SC em investida "vira-votos” por estados bolsonaristas

Colunistas