Desde dezembro de 2023, o preço do café teve a primeira queda na inflação oficial do Brasil, com baixa de 1,01% em julho. O levantamento foi feito pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA) e divulgado nesta terça-feira (12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As informações são do g1.
Continua depois da publicidade
Antes de aumentar por 18 meses seguidos, o café havia registrado queda de 0,23%. Na prévia da inflação, a queda no preço do café para o consumidor já estava prevista, segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), e o IPC, divulgados ainda em julho.
Entretanto, o preço do café moído acumula uma inflação de 70,51% em um ano, conforme o IPCA. Em junho, por exemplo, o valor médio do quilo estava em R$ 66,70, quase o dobro que o registrado no mesmo mês de 2024, quando o preço era de R$ 34,46.
Em fevereiro, o produto chegou a atingir a maior inflação acumulada em 12 meses desde a introdução do real, com alta de 80%. Já em julho, a inflação ficou em 0,23%, com o grupo de Alimentação e Bebidas tendo queda de 0,27%, sendo a segunda baixa seguida.
Influência do tarifaço
De acordo com especialistas ouvidos pelo g1, ainda não é possível dizer se a queda no preço tem relação com o tarifaço imposto pelos Estados Unidos aos produtos brasileiros, em vigor desde 6 de agosto. Isso porque as vendas aos EUA não devem ser paralisadas neste primeiro momento, o que faz com o que o Brasil não tenha uma oferta maior de café.
Continua depois da publicidade
A colheita também acontece apenas uma vez por ano, entre junho e julho.
Leia também
Preço do café diminui pela primeira vez em Florianópolis após 16 meses em alta
Inflação em Florianópolis lidera ranking entre 17 capitais em 12 meses; veja o que mais subiu