O prédio da sede do Círculo Ítalo Brasileiro de Santa Catarina (CIB/SC) passará por uma obra de recuperação. Na construção, do início do século XX, que fica junto à Praça XV em Floranópolis, será executado um projeto arquitetônico de conservação, modernização e acessibilidade, conforme o presidente do CIB Mauro Bresolin.
Continua depois da publicidade
– Nós conseguimos ser qualificados no ano passado no projeto Elisabeth Anderle, depois iremos atrás de recursos para o projeto de engenharia e, numa terceira etapa, o projeto das obras físicas em si, respeitando as normas de preservação da prefeitura. É um projeto longo que deve durar de três a quatro anos – explicou.
O conjunto arquitetônico, que inclui a casa e as construções em seu entorno, é tombado pelo Serviço do Patrimônio Histórico, Artístico e Natural de Florianópolis.
Ouça a entrevista:
Continua depois da publicidade
O projeto arquitetônico para recuperação do prédio é da arquiteta Lilian Mendonça e deve incorporar definições da Fundação Catarinense de Cultura. A previsão é de que a obra possa ter um custo de até R$ 2 milhões, segundo o presidente do CIB.
No local, também chamado de Casa D’Itália, são oferecidos principalmente cursos de Língua Italiana. O ambiente pode ser acessado pela população em geral,como destaca Bresolin.
– O prédio tem três nadares, embaixo tem a parte de eventos, cozinha, sala de cursos. Nos pisos superirores tem secretaria e salas de aula. O é principalmente destinado aos associados do círculo, aos alunos, mas também é aberto à comunidade, basta se dirigir à nossa secretaria para obter as informações para poder pesquisar – relatou.
Leia também:
Estátuas em Florianópolis lembram figuras polêmicas da história de SC
Florianópolis vira exemplo nacional na gestão da pandemia ao tomar caminho inverso