O cenário do mercado de imóveis brasileiro só tem a crescer. Pelo menos é que o acredita Marcos Leite, CRO e CMO do Grupo OLX, que inclui as principais plataformas de compra e venda de imóveis no Brasil. Segundo ele, foram mais de 1 milhão de transações imobiliárias no último ano, e a tendência é o crescimento.
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Ele observa um crescimento importante no mercado, especialmente o de luxo, que Santa Catarina entende bem. O Estado, segundo Marcos, se tornou uma inspiração para outras regiões brasileiras, que passaram a enxergar no litoral a grande potência econômica. Para ele, o crescimento do mercado de luxo pode ter relação com uma possível redução na taxa de juros no futuro.
Mas é na locação que o ouro pode estar. É que a tendência, segundo Leite, é que as gerações mais jovens (como a Z) busquem mais imóveis para alugar, e menos para comprar. Isso tem relação com o menor poder aquisitivo dos jovens, e uma dificuldade de acesso a financiamentos.
Ele estaca o surgimento de empreendimentos “smart”, focados em locação, com comodidades integradas e digitalizadas.
— Eles [empreendimentos] já vem com bike elétrica, já vem com conexão à internet, já vem com mercadinho, e tudo meio que conectado e digitalizado. Então a gente vê uma ascensão e uma tendência muito forte também nesse sentido — pontua.
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Luxo em SC é inspiração para o Brasil
Quando se fala no mercado imobiliário de luxo, é em Santa Catarina que o resto do Brasil se inspira. Marcos Leite considera o Estado como um case de sucesso para o mercado imobiliário brasileiro — como o litoral catarinense se tornou o principal foco da compra e venda de imóveis, especialmente os de luxo.
É em Santa Catarina que está o metro quadrado mais caro do Brasil, em Balneário Camboriú, que segundo o FipeZap, chegou a R$ 14.869 em julho deste ano, em média. Outras cidades da região também despontam: Itapema aparece na segunda colocação, com R$ 14.869, e Itajaí aparece em quarto (R$ 12.615), seguida de Florianópolis (R$ 12.420).
— Muito empreendedores estão fazendo lançamentos na parte mais nordeste do Brasil e estão olhando para Santa Catarina como exemplo — revela Marcos Leite.
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Novas tecnologias
Com novos mercados e novas gerações, o investimento é em novas tecnologias. É aí que entra a inteligência artificial, que pode ajudar na tomada de decisão.
O primeiro dia do Conecta Imobi 2025, um dos principais eventos do mercado imobiliário da América Latina, contou com o lançamento da Inteligência Artifical (IA) conversacional do Grupo OLX. Ou seja: uma IA onde o comprador vai poder conversar e contar o que procura num imóvel, suas preferências, e até se os planos são a curto, médio ou longo prazo. A IA analisa as informações e já apresenta um rol qualificado de imóveis, nos moldes do que o cliente procura, como um corretor de imóveis virtual.
A novidade foi apresentada pela CPO do Grupo OLX, Lilian Ferraz. Para ela, a nova ferramenta facilita a tomada de decisão do comprador, e também ajuda a fornecer informações sobre o que clientes em potencial buscam, “para que ele vá mais qualificado para os corretores”.
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