Em abril, as vendas de veículos leves eletrificados no Brasil chegaram a 14.759 unidades, totalizando 54.683 veículos no primeiro quadrimestre do ano. O crescimento foi impulsionado principalmente pelos veículos híbridos plug-in (PHEV), que tiveram um aumento significativo nos últimos meses.
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O resultado de vendas do mês passado representa um crescimento de 2,6% em relação a março, quando foram vendidas 14.380 unidades, mas uma queda de 2,9% comparado a abril de 2024, com 15.206 unidades.
Essa redução foi influenciada por fatores sazonais, como mais feriados em abril deste ano, e pela mudança na metodologia da ABVE a partir de janeiro de 2025, que deixou de incluir os veículos micro-híbridos MHEV nas estatísticas de eletrificados.
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No primeiro quadrimestre de 2025, o setor de veículos eletrificados (elétricos e híbridos) no Brasil registrou um aumento de 6,6% em relação ao mesmo período de 2024, passando de 51.296 para 54.683 unidades. Isso significa um crescimento exponencial de 180% em comparação a 2023, que teve 19.579 unidades. A expansão rápida do mercado tem sido impulsionada pela maior oferta de modelos e pela entrada de novos fabricantes no setor.
Destaque aos híbridos
Desde 2023, os veículos híbridos plug-in (PHEV) lideram as vendas de eletrificados no Brasil, representando 50% do total de veículos eletrificados vendidos no primeiro quadrimestre de 2025, um crescimento de 91% em relação ao mesmo período de 2024.
Esse avanço evidencia a preferência dos consumidores brasileiros por uma tecnologia que combina eficiência elétrica com a flexibilidade do motor a combustão, especialmente diante da infraestrutura de recarga ainda limitada no País.
A expectativa é que esse segmento cresça ainda mais com as novas opções de PHEV Flex, que podem usar gasolina ou etanol, sendo uma inovação disponível na Caoa Chery e em breve na GWM.
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O presidente da ABVE, Ricardo Bastos, destacou o amadurecimento do mercado de eletromobilidade no Brasil, com consumidores agora podendo escolher tecnologias de acordo com seu perfil, ao invés de se adaptar às opções limitadas do passado.
Essa diversidade permite decisões de compra baseadas nas necessidades individuais, não apenas em consumo de combustível.
Bastos afirmou que o crescimento dos veículos PHEV se deve à sua eficiência, já que a maioria dos trajetos é feita em modo elétrico, reduzindo o uso de combustível fóssil, e que essa tecnologia é mais eficiente do que os híbridos convencionais ou veículos flex, contrariando algumas análises.
Participação de mercado dos PHEVs
Em abril, veículos eletrificados representaram 7,5% do mercado, com 14.759 unidades em relação às 197.076 vendas totais de automóveis e comerciais leves.
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Os eletrificados plug-in, compostos por BEV e PHEV, dominaram esse segmento, com 85,5% do total eletrificado, crescendo 7,4% frente a março. Os PHEV foram responsáveis por 53,5% dessa participação (7.913 unidades), enquanto os BEV representaram 32% (4.702 unidades).
O destaque ficou para o aumento nos PHEV, que cresceram 14% em relação ao mês anterior e mais de 112% em comparação a abril de 2024, quando totalizaram 3.735 unidades, refletindo um crescimento expressivo nesse segmento.
Em abril, as vendas de veículos 100% elétricos (BEV) totalizaram 4.702 unidades, apresentando uma leve queda de 2% em relação a março (4.801) e uma redução de 30% em comparação a abril de 2024 (6.705).
Demais híbridos: altos e baixos
Os veículos híbridos convencionais (HEV e HEV Flex) representaram 14,5% do mercado de eletrificados, com 2.144 unidades vendidas. Os HEV Flex responderam por 8,9% (1.314), com uma queda de 20,6% frente a março, enquanto os HEV representaram 5,6% (830), registrando uma redução de 15% na comparação mensal.
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As vendas de micro-híbridos em abril alcançaram 5.064 unidades, com destaque para os modelos MHEV 12V, que representaram 78%, e os MHEV 48V, com 22%. Houve um aumento de 43,5% em relação a março, refletindo uma tendência de substituição gradual dos veículos convencionais por veículos com algum grau de hibridização.
Ranking dos eletrificados mais vendidos de janeiro a abril de 2025
- BYD Song Pro (8.119 unidades vendidas);
- BYD Dolphin Mini (7.407 unidades vendidas) ;
- Fiat Fastback Audace Hybrid (4.361 unidades vendidas) ;
- BYD King (4.336 unidades vendidas) ;
- Fiat Pulse Audace Hybrid (3.504 unidades vendidas) ;
- GWM Haval H6 (3.288 unidades vendidas);
- Toyota Corolla Cross XRX (3.123 unidades vendidas) ;
- BYD Song Plus GS (3.053 unidades vendidas);
- Fiat Fastback Impetus Hybrid (2.090 unidades vendidas);
- Toyota Corolla (1.791 unidades vendidas).
Fonte: ABVE
Veja imagens dos modelos
Por Lucia Camargo Nunes da @viadigitalmotorsoficial
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