A água cobre mais de 70% da superfície do planeta, mas, apenas uma fração deste volume é própria para o consumo – apenas 1%. De acordo com o Governo Brasileiro, da quantia total de água doce no planeta, apenas 12% é concentrada no país. Diante de um cenário de mudanças climáticas e crescimento urbano desordenado, o uso consciente da água é uma das pautas ambientais mais urgentes. E é por isso que, durante o Junho Verde em, iniciativa da Prefeitura de Blumenau para conscientizar a população sobre a preservação do meio ambiente, esse assunto é prioridade na programação. 

Continua depois da publicidade

No decorrer do mês, em que campanhas de conscientização acontecem em todo o Brasil, Blumenau foca em oferecer ações para toda a comunidade. Esse projeto é promovido pela Prefeitura e coordenado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas).

A programação começou no dia 1º de junho, com o plantio de 44 árvores em ação conjunta com a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) e a Corrida do Bem. Até o fim do mês, estão previstas diversas oficinas, caminhadas ecológicas e ações educativas.

Segurança hídrica como prioridade

Em 2025, o Junho Verde contempla mais de 150 ações – mais de 50 delas abertas ao público. Na programação, temas como descarte de resíduos, biodiversidade e, especialmente, uso racional da água foram destacados. Ao longo do mês, oficinas, palestras, atividades em escolas e campanhas educativas foram organizadas para conscientizar sobre segurança hídrica e alertar sobre a escassez de água potável.

Entre as iniciativas previstas no calendário estão oficinas de captação da água da chuva, palestras sobre saneamento básico e distribuição de materiais educativos sobre reaproveitamento doméstico da água. A proposta é sensibilizar a população para a urgência do tema e incentivar práticas que possam ser adotadas no dia a dia, como o uso de sistemas de reuso, economia no banho, irrigação consciente e aproveitamento de água pluvial.

Continua depois da publicidade

Ações o ano todo

Além do Junho Verde, Blumenau atua o ano todo com ações que têm como objetivo incentivar a preservação hídrica e a educação ambiental. Ao longo do ano, diferentes programas e oficinas são realizados com foco no uso responsável dos recursos naturais.

Uma dessas iniciativas é o Programa de Educação em Saneamento, realizado em parceria com o Samae e a Secretaria de Educação, que atende estudantes do 4º ano da rede municipal. Com atividades práticas e visitas técnicas às Estações de Tratamento de Água e Esgoto, a iniciativa já alcançou mais de 1.700 alunos e mobilizou cerca de sete mil pessoas em 2024, entre familiares e professores.

A Prefeitura também aposta em programas como o Guardiões da Natureza, que une teoria e prática para alunos dos anos finais do ensino fundamental. As atividades, realizadas no contraturno escolar, buscam desenvolver o pensamento crítico e o senso de responsabilidade ambiental entre os jovens.

Limpeza dos ribeirões foi uma das ações que abriram as atividades do Junho Verde em Blumenau (Foto: Marcelo Martins/PMB)

Continua depois da publicidade

Reaproveitamento da água

Uma das ações desenvolvidas durante o Junho Verde para o uso consciente do principal recurso natural do planeta é o Programa de Educação em Saneamento do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto – Samae, que vai ocorrer em diversas escolas municipais de Blumenau até o final do mês.

Nas palestras, serão abordados temas como drenagem pluvial e reaproveitamento da água da chuva, entre outros.

As ações, porém, não se restringem à programação educativa do Junho Verde.  A Prefeitura de Blumenau, por meio do Samae, vem melhorando o sistema de tratamento de água e esgoto em toda a cidade, devolvendo água com qualidade comprovada aos rios e córregos da região.

Uma análise realizada no ano de 2020 comprovou melhora na qualidade em 76% da água que volta aos rios. Atualmente, cerca de 19 milhões de litros são devolvidos à natureza após tratamento.

Continua depois da publicidade

Compromisso coletivo

O Junho Verde é promovido pela Diretoria de Educação Ambiental e Bem-estar Animal da Semmas e convida instituições públicas, privadas e do terceiro setor a se unirem pela causa ambiental. A proposta é envolver todos os setores da sociedade em uma construção coletiva em favor de um futuro mais sustentável.

Confira a programação completa do Junho Verde clicando aqui.