O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), ironizou o líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias, após o petista ameaçar ir à Justiça para contestar a manobra do Centrão que permitiu a volta da votação secreta como uma das regras da PEC da Blindagem, aprovada esta semana pela Câmara. As informações são da Folha de S.Paulo.

Continua depois da publicidade

Lindberg e outros líderes partidários contestaram a estratégia adotada de apresentar novamente a proposta sobre voto secreto, que havia sido rejeitada no dia anterior, em forma de uma emenda aglutinativa a ser votada novamente nesta quarta. O questionamento não foi aceito por Hugo Motta.
Em resposta, Lindberg afirmou que discordava da decisão e que iria contestar a medida na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara e no Supremo Tribunal Federal (STF). Como resposta, Motta ironizou:

— É direito de Vossa Excelência ir ao Supremo, como Vossa Excelência faz quase que diariamente – alfinetou.

Veja como votaram os deputados de SC na PEC da Blindagem

A manobra permitiu que a votação secreta para definir se os parlamentares podem ser processados voltasse ao texto original da PEC da Blindagem. Também manteve a previsão de foro privilegiado para presidentes nacionais de partidos. A proposta agora deve passar pelo Senado.

Continua depois da publicidade

Leia também

Após manobra, Câmara restabelece votação secreta na PEC da Blindagem

“PEC da Blindagem”: Como votaram deputados de SC em proposta aprovada na Câmara

PEC da Blindagem pode ser vetada? Os próximos passos da proposta que protege parlamentares