O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lamentou a morte do bispo emérito de Blumenau, Dom Angélico Sândalo Bernardino. O religioso de 92 anos morreu na noite desta terça-feira (15) após meses de internação. Lula e Dom Angélico eram amigos próximos há décadas.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp

“Guardo as lembranças do grande amigo que fez da ternura e da bondade os princípios que guiaram a sua vida. ‘Amai-vos e não arma-vos’ era sua lição para todos nós. Dom Angélico esteve comigo nos momentos mais preciosos de minha vida, nos casamentos dos meus filhos, batizados dos meus netos e meu casamento com Janja”, escreveu o presidente.

Na nota publicada nas redes sociais, o petista contou que visitou o amigo na semana passada. Veja fotos:

Desde novembro do ano passado Dom Angélico estava com uma rotina de cuidados. Passou por meses de internação e cirurgias no Hospital Santa Catarina, na capital paulista. Por fim, estava sob cuidados domiciliares na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, na Vila Zatt, também em São Paulo.

Continua depois da publicidade

Dom Angélico entrou para a história como primeiro bispo da Diocese de Blumenau, desde a sua criação em 2000. Sempre solidário aos movimentos sociais, ficou conhecido por ser um entusiasta da Teologia da Libertação, tornando-se um dos principais representantes do setor progressista da Igreja Católica durante a ditadura militar e do período de redemocratização.

“Estivemos sempre juntos do lado da verdade e do bem comum. Dom Angélico dedicou sua vida à solidariedade e ao amor ao próximo, como nos ensinou Jesus Cristo”, comentou ainda Lula.

O bispo será velado na Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Praça Vinte e Cinco de Novembro, 53, Vila Zat/São Paulo), nesta quarta-feira (16). A missa de corpo presente será às 15h. Depois, ele será levado a Blumenau para o sepultamento.

Veja fotos de Dom Angélico em Blumenau

Leia mais

Bispo emérito de Blumenau, Dom Angélico morre aos 92 anos

Continua depois da publicidade