nsc
dc

Tempo

Previsão do tempo indica mais chuvas para o domingo em SC

Defesa Civil alerta para o risco de deslizamentos e alagamentos na região nas próximas horas

24/01/2021 - 15h23 - Atualizada em: 24/01/2021 - 21h28

Compartilhe

Catarina
Por Catarina Duarte
Defesa Civil pede atenção de moradores para sinais de deslizamento
Defesa Civil pede atenção de moradores para sinais de deslizamento
(Foto: )

A previsão do tempo indica chuvas persistentes neste domingo e começo de semana em Santa Catarina. A Defesa Civil, órgão que monitora as condições climáticas no Estado, emitiu um aviso para o risco de deslizamentos e alagamentos nas próximas horas. O risco é maior em Florianópolis, que está em alerta máximo.

> Mãe e filha morrem em deslizamento sobre casa em Florianópolis

> "Não saiam de casa, não circulem sem necessidade", alerta prefeito de Florianópolis

Um alerta para a região já tinha sido emitido por volta do 12h, indicando a chance de chuvas volumosas. Outro aviso foi publicado pela Defesa Civil às 14h30min com a previsão de pancadas fortes para as próximas horas. Já na noite deste domingo, o órgão emitiu um novo comunicado com risco máximo para deslizamentos em Florianópolis (veja imagem abaixo). 

Defesa Civil
Florianópolis tem alerta máximo para deslizamentos, segundo a Defesa Civil
(Foto: )

A Epagri/Ciram também alerta para risco de trovoadas, descargas elétricas, ventania e chance de granizo em todo o estado. Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte têm alerta para o risco de deslizamentos. A ocorrência das chuvas se dá por áreas de baixa pressão que estão influenciando o tempo no estado.

> Acidente interdita trecho da Via Expressa em Florianópolis; veja vídeo

> Chuvas em SC: Florianópolis registra alagamentos e deslizamentos neste domingo

Chuvas deixam dois mortos em Florianópolis 

Foram registradas pelo menos 30 ocorrências envolvendo deslizamentos e alagamentos em Florianópolis, segundo informações da prefeitura. O caso mais grave foi registrado no bairro Saco Grande onde a queda de um muro resultou na morte de mãe e filha. O Corpo de Bombeiros foi até o local fazer a retirada dos corpos.

O grande volume de chuvas provocou ainda alagamentos em vários pontos da cidade. Na SC-401, rodovia que liga o Norte da Ilha ao Centro, o trânsito precisou ser interrompido após o acúmulo de água atingir o nível da mureta. Uma escavadeira foi acionada pela prefeitura para ajudar na desobstrução da pista. 

Até às 12h, o volume acumulado de chuvas em Florianópolis já havia ultrapassado os 100 milímetros. Para as próximas horas são esperados volumes próximos a 50 milímetros, o que mantém o alerta para novas ocorrências.

> Trânsito é interditado em pista da SC-401 em Florianópolis

A recomendação da Defesa Civil é que a população fique atenta à inclinação de árvores e postes e a qualquer movimento de terras ou rochas próximas a sua residência. O alerta é importante também para o aparecimento de rachaduras em muros ou paredes.

Os motoristas devem evitar a passagem por locais alagados ou pontes submersas. Em caso de emergência, o órgão pode ser acionado a partir dos números 199 ou 193. 

Leia mais

"Não saiam de casa, não circulem sem necessidade", alerta prefeito de Florianópolis

Vídeo: muro desaba sobre casa em Florianópolis

Fortes chuvas em Florianópolis causam falta de luz em algumas regiões

‘Homem-pássaro’ salta do prédio mais alto da América do Sul em Balneário Camboriú; assista

Surfista é mordido por tubarão em Navegantes; especialista avalia ferimento

​> Clique aqui e receba as principais notícias de Santa Catarina no WhatsApp​

Colunistas